O Governo estará reunido, esta terça-feira, para avaliar a situação do naufrágio, ocorrido no domingo, na Ilha de Moçambique, província de Nampula, e tomar medidas necessárias para minimizar o impacto do incidente.
Um comunicado da Presidência da República refere que o Chefe do Estado enviou uma delegação governamental, liderada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, para a prestação de ajuda aos sobreviventes e seu encaminhamento, assim como para a investigação, com o objectivo de se aferir as razões que deram origem à tragédia.
Segundo o documento, Filipe Nyusi orientou, após tomar conhecimento da tragédia, as entidades provinciais, a diversos níveis, para mobilizar equipas de salvamento e de análise da situação.
Nyusi, diz ter recebido “com profunda tristeza” a notícia do naufrágio de uma embarcação que saía do posto Administrativo de Lungo, no distrito de Mossuril, com destino a Nacala, que provocou a morte de mais de 100 cidadãos.
O ministro dos Transportes e Comunicações disse que o naufrágio, ocorrido este domingo, na Ilha de Moçambique, enfraquece a família moçambicana e remete o Governo a uma profunda reflexão sobre o controlo dos meios de transporte marítimos.