As mulheres enfrentam o desafio de acesso às tecnologias de informação e comunicação, o que atrasa o desenvolvimento nacional, considera o Ministério do Género, Criança e Acção Social, por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher, assinalado hoje.
Celebra-se, esta quarta-feira, o Dia Internacional da Mulher. A data foi instituída em 1917 para a recordar os feitos das mulheres na luta pelos seus direitos e fortalecimento do feminismo, para que haja uma sociedade mais justa e igualitária.
Para marcar a efeméride, diferentes mulheres depositaram flores na Praça dos Heróis, na Cidade de Maputo, em memória às que lutaram pelo bem-estar do país.
A “Geração 8 de Março” destacou a necessidade de as mulheres correrem atrás dos seus sonhos.
“Não podemos ficar de braços cruzados à espera de que nos venham oferecer. Cada uma de nós, como mulheres, deve ir à luta e segurar com firmeza as oportunidades que temos”, disse Yolanda Mussá, presidente da Associação da Geração 8 de Março.
O evento foi dirigido pelo vice-ministro do Género, Criança e Acção Social, Lucas Mangrasse, que apontou o acesso às tecnologias de informação e comunicação como um dos desafios para as mulheres.
“É necessário que as mulheres tenham acesso ao mundo digitalizado e que tenham acesso a vários instrumentos que lhes permitam ter conhecimentos sobre várias áreas e componentes que contribuam para o desenvolvimento económico, social e cultural”, apelou Lucas Magransse.
Para a Organização da Mulher Moçambicana, o acesso às tecnologias de informação e comunicação permite maior contribuição para o desenvolvimento.
“Queremos que a mulher cresça e corresponda ao desenvolvimento do país. Conhecendo a tecnologia, temos que trabalhar no sentido de que em todo o canto onde a mulher trabalhe contribua para o crescimento, dominando a tecnologia”, disse Mariazinha Niquice, secretária-geral da OMM.
A violência doméstica e as uniões prematuras estão na lista dos problemas que é preciso combater, segundo o Ministério do Género, Criança e Acção Social.
O Dia Internacional da Mulher comemora-se sob o lema “Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para a Promoção da Igualdade do Género”.