O País – A verdade como notícia

Governo quer introduzir sistema de transporte inteligente no Grande Maputo

O Executivo vai introduzir um sistema de transporte inteligente na região metropolitana do Grande Maputo. O projecto ainda está em estudo e não há datas previstas para a sua implementação.

Depois do sistema de bilhética electrónica, cuja implementação vai permitir o subsídio ao passageiro, o Governo tem, agora, mais uma iniciativa para, através da tecnologia, facilitar a mobilidade. 

Trata-se de um sistema de transporte inteligente, sendo que a sua aplicação estará a cargo da Agência Metropolitana de Maputo.

Já há bilhética, é um passo. Agora, precisa de incorporar a parte da gestão do tráfego e integração de outros métodos de transporte. O que significa que uma pessoa, onde estiver, pode saber qual é o transporte que pode apanhar naquele momento, os horários, tudo isso, incluindo a informação relativa aos congestionamentos”, disse Armando Bembele, administrador da Agência Metropolitana de Maputo.                            

A Coreia do Sul é o parceiro de implementação da ideia e vai usar da sua experiência em cidades com características semelhantes às de Moçambique.

“Nós até visitámos uma cidade com características semelhantes à Cidade de Maputo e eles foram-nos mostrando o que conseguem fazer. E, com isso, até evitam problemas de roubos, porque há envolvimento de pessoas de todos os sectores, Polícia, bombeiro e cada um toma conta do que diz respeito à sua área”, destacou Bembele.

O chefe de delegação sul-coreana, Han Jun Yoo, garante que o projecto será implementado tendo em conta a realidade do país.

Não podemos copiar todo o sistema da Coreia. Temos que procurar uma solução adequada para Moçambique. Primeiramente, nós vamos escolher que tipo de soluções e que tipo de políticas podemos adequar em Moçambique e, depois, vamos procurar uma metodologia para o país.”

Neste momento, a iniciativa está em fase de estudo.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos