Já está em curso o projecto de reabilitação do sistema de abastecimento de água na cidade de Mocuba, província da Zambézia.
O projecto vai durar 14 meses ou, seja, de Junho de 2019 a Agosto de 2020. O ministro das Obras Públicas Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine fez esta quinta-feira o lançamento da primeira pedra que dá início ao mais aguardado projecto daquela urbe.
A população passa por situação complicada para ter acesso ao precioso líquido. Muitas vezes os residentes são obrigados a recorrer o rio Licungo contra o perigo de serem devorados pelos crocodilos. Findo o projecto parte da população poderá viver alivio.
O projecto em referência que está orçado em mais de 265 milhões de meticais vai obedecer duas fases: A primeira fase é considerada de emergência, vai beneficiar apenas 65 mil dos 228 mil habitantes residentes na zona autarca de Mocuba. Aliás os 65 mil habitantes residem efectivamente na zona urbana. A segunda fase que vai obedecer trabalhos definitivos e abranger a população que não será contemplada na fase um. O governo ainda não tem orçamento para respectivos trabalhos.
As referidas obras nesta fase consistem na construção de uma nova estacão de captação de água no rio Lugela, a jusante da actual captação, construção de estrutura de controlo de erosão para evitar assoreamento do leito do rio junto ao poço de captação, construção de cerca de 900 metros de nova conduta adutora, reabilitação da estacão de tratamento de água e instalação de doseadores automáticos de produtos químicos, construção de cerca de 25 quilómetros de rede de distribuição e instalação de equipamentos eléctricos e eletromecânicos incluindo um grupo de geradores.
João Machatine garante que o governo central está fazer de tudo para mobilizar os investimentos e efectivação dos trabalhos. O governante recordou na ocasião que "Mocuba tem sofrido há vários anos com problemas sérios de água potável para o consumo humano, desenvolvimento das actividaes económicas e para outros fins. Para minimizar esta situação o governo desencadeou em 2004, varias acções tendente a encontrar uma solução para minorar o problema" disse.
Uma das soluções foi aquando da implementação projecto Millennium Challenge Account que em 2013 financiou a execução de obras de emergência ao longo do sistema de captação de água de Mocuba mas infelizmente em 2015 ficou totalmente destruído pelas cheias e inundações daquele ano. A situação é cíclica pois segundo o ministro desde 2015 a esta parte todas as intervenções são deitadas a baixos pelas intempéries.