O Presidente da República diz que o Governo está a elaborar um Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional para compatibilizar o uso e a protecção da vida marinha, bem como as condições de sustento das comunidades costeiras.
Na sua mensagem por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, Filipe Nyusi diz que o Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional é elaborado no âmbito do compromisso de uma exploração equilibrada do mar e seus recursos, no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Este ano, o Dia Mundial dos Oceanos é celebrado sob o lema “O Oceano: Vida e Meios de Subsistência”. Para o Chefe do Estado, a data é uma ocasião em que toda a humanidade é chamada à consciência sobre o papel do Oceano na manutenção da vida na terra.
Na sua mensagem, Nyusi destaca o facto de Moçambique ser banhado pelo Oceano Índico, com uma costa caracterizada por extensas terras húmidas, ricas em ecossistemas e biodiversidade marinha.
“Neste contexto, o país junta-se aos esforços globais face aos desafios actuais e à necessidade de uma abordagem nova e integrada na gestão e utilização dos oceanos e mares, assim como da inovação tecnológica e desenvolvimento da Economia Azul”, disse o Presidente da República.
Nyusi exorta à população para promover o uso racional e sustentável dos recursos marinhos e contribuir para a reversão da contínua degradação dos ecossistemas marinhos, decorrentes, em alguns casos, da acção humana e, noutros, das mudanças climáticas.