O País – A verdade como notícia

Governo divulga medidas de alívio da crise na primeira quinzena de Agosto

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, foi quem anunciou a boa nova, na província da Zambézia. “O meu Governo está a produzir medidas para a mitigação do impacto socio-económico da realidade vivida e serão objecto de divulgação durante a primeira quinzena do próximo mês”, disse.

No entender de Filipe Nyusi, “esta crise veio, mais uma vez, demonstrar o quão importante é produzir mais e melhor e resolver as nossas fragilidades na cadeia de abastecimento alimentar, incluindo na capacidade de armazenamento dos produtos agrícolas”, sublinhou o Chefe de Estado.

Para o Presidente da República, “a nossa agricultura e toda a sua cadeia de valor constituem uma grande parte da resposta aos actuais desafios globais e nacionais”.

Entre os problemas actuais enumerados por Filipe Nyusi, que afectam o país, está a crise de alimentos, provocada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a COVID-19 que fustiga o país há mais de dois anos.

“A actual realidade desafiante no mundo, causada essencialmente pelo aumento do preço dos combustíveis, tem repercussões no aumento do custo de vida na maioria dos países, incluindo Moçambique. Esta situação foi agravada pela pandemia da COVID-19 e causou a ruptura da logística global, afectando a produção, os mercados, a certificação, a distribuição e o elevado custo das sementes, dos fertilizantes e dos agroquímicos no geral”, disse Nyusi.

Para Filipe Nyusi, o conflito geopolítico na Ucrânia e as sanções contra a Rússia vieram piorar a situação no país, que é afectado ciclicamente pelas mudanças climáticas e o terrorismo que faz vários deslocados na região Norte do país, facto que agravou a insegurança alimentar.

Na Zambézia, o Chefe de Estado, Filipe Nyusi, orientou, ontem, três cerimónias distintas de inaugurações, sendo duas de linhas de energia de média tensão, nos distritos de Namacurra e Mocuba, e a terceira, do complexo de silos, no distrito de Milange, avaliados em mais de um milhão de dólares.

Detalhadamente, importa referir que o Presidente da República inaugurou a linha eléctrica de média tensão de 33 quilovolts, em Macuae, no distrito de Namacurra e Namanjavira, distrito de Mocuba.

Ainda ontem, o Chefe de Estado inaugurou o complexo de silos e armazéns de Milange, o empreendimento está avaliado 1250 mil dólares, fundos do Governo moçambicano. O mesmo será gerido pela Mozgrain, no âmbito da parceria público-privada.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos