O País – A verdade como notícia

Governo destaca redução da caça furtiva em Niassa

Foto: GCPR

A Reserva Especial de Niassa celebrou 70 anos de existência e o Governo destaca a redução significativa da caça furtiva do elefante.

A reserva foi criada a 9 de Outubro de 1954 e abrange oito distritos, sendo seis de Niassa e dois de Cabo Delgado. A caça furtiva, ao longo dos anos, reduziu o número de elefantes no local, de aproximadamente 12 mil para pouco mais de 3 mil, em 2016.

Em 2021, o Governo assinou um acordo de cogestão com a organização norte-americana de conservação, Wildlife Conservation Society, e intensificou a presença de fiscais, com meios operacionais, e o resultado já se faz sentir, fez saber o Presidente da República, Filipe Nyusi.

A caça furtiva já foi um grande problema nas áreas de conservação em Moçambique, segundo explicou a ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze.

A celebrar os 70 anos da Reserva Especial de Niassa, o Presidente da República colocou um colar-satélite a um leopardo para monitorizar os movimentos dos animais, evitando, assim, ataques de animais a seres humanos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos