O País – A verdade como notícia

Governo de Inhambane quer resgatar o regadio de Chimunda

Governo de Inhambane busca parceiros para a exploração do regadio de Chimunda no distrito de Govuro. Com mais de mil hectares de terra arável, a baixa de Chimundo, no distrito de Govuro é potencial na produção de arroz milho e outras culturas.

Em 2016 o governo cedeu a exploração do regadio a uma empresa de capitais indianos que no auge da operacionalização não fez mais do que 50 toneladas de feijão e Milho em 100 hectares.

Insatisfeito com os resultados, o executivo de Inhambane decidiu em 2018 rescindir o contrato com a empresa Rajarambapo Lda.

Em busca de novos gestores do regadio, o governo ouviu esta semana a proposta de uma empresa de capitais sul-africanos com experiência na área.

Dos Mil hectares de terra, parte deles terá de ser cedido a população que vive em volta do regadio. Mas a cedência da gestão do regadio será temporária até que a empresa prove ter capacidade técnica e financeira para a operacionalização da infraestrutura.

A empresa prevê produzir mais de 11 mil toneladas de culturas alimentares, 11 mil de citrinos e espera num horizonte de 20 anos, arrecadar cerca de 120 milhões de dólares americanos

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos