O País – A verdade como notícia

Governo convida empresários do Japão a produzirem baterias para carros eléctricos

O Governo convidou empresários japoneses a investirem na produção de baterias de carros eléctricos em Moçambique. O objectivo é que as baterias complementem um outro de montagem de carros eléctricos, que se pretende instalar no país.

O ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, foi quem convidou os empresários japoneses a investirem numa fábrica de baterias para carros eléctricos em Moçambique, num evento de promoção de comércio e investimentos entre os dois países, onde estiveram também o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yoshimasa Hayashi.

Referindo-se à grafite produzida na província de Cabo Delgado, Magala disse que, neste momento, já está a ser fornecida para uma empresa norte-americana vocacionada à produção de baterias para carros eléctricos e que Moçambique pretende que as baterias sejam produzidas aqui para responder ao programa de importação de autocarros eléctricos ainda este ano, mas também responder ao projecto de montagem de carros eléctricos que se pretende instalar em Moçambique.

Para Max Tonela, o Japão pode transferir o conhecimento tecnológico para Moçambique, sublinhando o facto de o Japão ser uma potência tecnológica, ao mesmo tempo que há muitos moçambicanos que precisam de ser formados em matérias de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Por seu turno, o ministro japonês disse que a delegação de empresários tem interesses em investir em diversos sectores da economia moçambicana.

Há interesse dos empresários que fazem parte desta delegação de investir na indústria, comércio, agricultura e outros sectores, em Moçambique, como forma de explorar o mercado local, mas também garantir a exportação dos produtos acabados para outros países”, disse o governante nipónico.

O Japão co-financiou as obras de reabilitação do Porto de Nacala, uma infra-estrutura que o Governo considera estratégica para a logística interna e para os países do interland na África Austral.

As obras de reabilitação do Porto de Nacala, em Nampula, terminam em Maio próximo, e deverá tornar-se no mais moderno do país. Os investimentos em curso totalizaram cerca de 300 milhões de dólares americanos. A intervenção vai facilitar a entrada e saída de veículos do Porto, dado que haverá faixas específicas para esse movimento, bem como um espaço melhorado para o manuseio de carga.

A reabilitação vai permitir o aumento de carga manuseada, de 100 mil para 250 mil contentores anuais, ao mesmo tempo que as cargas passarão a ser manuseadas 24h por dia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos