Skip to main content

O País – A verdade como notícia

Governo anuncia criação de fundo para mulheres e alerta para os efeitos da seca no Sul do país

O Governo moçambicano reafirmou o seu compromisso com o empoderamento económico da mulher através do lançamento do projecto “Pro-Mulher”, uma iniciativa financeira destinada a garantir crédito e financiamento a empreendedoras em todos os distritos e municípios do país. A medida surge acompanhada por um forte apelo à erradicação da violência doméstica e por um plano de contingência para mitigar os impactos da seca prevista para as regiões Centro e Sul, em virtude do fenómeno El Niño.

Durante o encontro comunitário na província de Maputo, foi destacada a capacidade natural de gestão e poupança da mulher moçambicana como pilar fundamental para o desenvolvimento do país.

PREPARAÇÃO PARA A SECA E O FENÓMENO EL NIÑO

Foi lançado um alerta relativo às previsões meteorológicas para o próximo ciclo produtivo nas zonas Sul e Centro de Moçambique, marcadas pela escassez de precipitação decorrente do fenómeno El Niño.

De modo a salvaguardar a segurança alimentar, o Governo anunciou um conjunto de acções preventivas que incluem:

  • A abertura e reparação urgente de furos de água potável;
  • A distribuição e incentivo ao cultivo de espécies agrícolas resistentes à aridez;
  • A intensificação do programa “Hortas no Quintal” (Uma família, uma horta), incentivando as famílias com acesso a água a produzirem os seus próprios vegetais e acompanhamentos;
  • O fomento da criação de gado miúdo resistente ao calor, nomeadamente caprinos.

O Executivo exortou a população a preparar atempadamente as suas explorações agrícolas (machambas) e a adoptar estratégias de prevenção, garantindo que o Governo continuará a trabalhar em parceria com as comunidades para assegurar a estabilidade social e económica do país. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos