O Presidente da Federação Internacional de Futebol, Gianni Infantino, mandatou o Director para Federações Nacionais de África e Caraíbas, Véron Mosengo-Omba, para efectuar uma visita a Moçambique, com objectivo de inteirar-se do impacto do Ciclone Idai que afectou o país, a 14 de Março. O ciclone, para além de causar mais de 600 mortos, destruiu várias infra-estruturas, dentre elas as desportivas.
O mandatário de Gianni Infantino para averiguar os estragos provocados pelo ciclone Idai no centro do país, mais concretamente nas cidades da Beira e Chimoio, onde várias infraestruturas desportivas ficaram destruídas, vai decorrer de 13 a 15 de Abril próximo, ou seja, de sábado a segunda-feira.
Véron Mosengo-Omba vai visitar a cidade da Beira e outras zonas afectadas no dia 14, onde deverá avaliar o impacto da destruição de infra-estruturas desportivas, nomeadamente o caldeirão do Chiveve, o campo do Ferroviário da Manga e o Estádio Municipal.
Em carta enviada à Federação Moçambicana de Futebol, Véron Mosengo-Omba, faz saber que após esta visita, a FIFA irá dar a sua resposta em relação ao tipo de apoio que será fornecido a esta situação de emergência.
O Director para Federações Nacionais de África e Caraíbas, Véron Mosengo-Omba, diz que a FIFA ficou sensibilizada com a carta do presidente da Federação Moçambicana de Futebol, que disse que o ciclone destruiu várias residências e vias de acesso, para além de deixar as populações das zonas afectadas sem energia eléctrica, água potável e serviços essenciais.
Aliás, Véron Mosengo-Omba prevê manter encontros com autoridades desportivas nacionais, dentre elas o Ministério da Juventude e Desportos e a Federação Moçambicana de Futebol. Para ser mais específico, segundo o pré-programa já elaborado da visita de Mosengo-Omba, o encontro com a Ministra da Juventude e Desportos, Nyeleti Mondlane, está previsto para o final do dia de sábado, dia em que chega ao país, enquanto no dia seguinte, domingo, segue para a cidade da Beira, devendo regressar a Maputo na noite do mesmo dia.
Na segunda-feira, dia de regresso, o mandatário de Gianni Infantino vai se reunir com a direcção da Federação Moçambicana de Futebol, antes de realizar a conferência de imprensa para dar o ponto de situação do que vai ter na visita ao país.
Recorde-se que por causa dos estragos do Ciclone Idai nas infra-estruturas desportivas na cidade da Beira e Chimoio, a Liga Moçambicana de Futebol acabou adiando o início do Moçambola 2019 de 30 de Março para 27 de Abril corrente.