A exposição de arte “Entre Muros” será inaugurada esta quinta-feira, às 16 horas, na Galeria do Porto de Maputo, Baixa da Cidade de Maputo.
Segundo a artista plástica Bena Filipe, Coordenadora do Projecto Arte para a Mudança, “a exposição irá mostrar o ponto mais alto dos trabalhos que um grupo de artistas está fazendo, desde Abril do ano passado, na Penitenciária Feminina de Ndlavela”, na Matola, Província de Maputo.
Já para o actor Abdil Juma, que monitora a área de teatro na penitenciária, “as internas têm demonstrado o seu potencial não só nas artes plásticas mas também noutras áreas, como o teatro, música, artesanato e dança.”
Para estas outras áreas, como disse Juma, “contamos com os préstimos de Jubia Matusse (teatro), Renaldo Siquisse (artes plásticas) e Sizaquel Matlhombe (música).
A exposição, que termina no dia 23, está inserida no projecto “Quem disse que as mulheres não podem fazer uma serenata”, idealizado pela Banda Kakana e está inserido nas comemorações do dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.
Para além do público, estarão presentes representantes religiosos, dos serviços penitenciários, embaixadas e entidades culturais governamentais.