A Fura Gems, do Canadá, será a empresa com maior área licenciada, 1104 quilómetros quadrados, para a exploração de rubis em Moçambique.
A informação consta dum comunicado distribuído pela Fura Gems e divulgado esta segunda-feira. Segundo a plataforma Macauhub, a aquisição das nove licenças resulta da fusão de activos mineiros com as empresas australianas Mustang Resources Ltd e Regius Resources Group Ltd.
Para efectivar o acordo alcançado com as duas empresas para a aquisição das licenças mineiras detidas pelas mesmas, a Fura Gems deverá pagar 15 milhões de dólares australianos, dos quais três milhões de dólares em dinheiro e cerca de 12,7 milhões de dólares em acções da própria empresa.
Dev Shetty, presidente executivo da Fura Gems, salienta, no comunicado, o facto de as nove novas licenças fazerem com que a empresa passe a ter a maior área para a exploração de rubis em Moçambique, numa zona onde existem alguns dos rubis de mais elevada qualidade do país.
Os trabalhos preparatórios já foram efectuados pela Mustang e pela Regius, através das suas subsidiárias em Moçambique, prosseguiu Dev Shetty, acrescentando que, uma vez concluído este negócio, “pretendemos iniciar, nos próximos meses, um processo de recolha de amostras, a fim de que possamos adicionar à nossa mina de esmeraldas na Colômbia uma mina de rubis de classe mundial em Moçambique.”
A Fura Gems pretende investir até 25 milhões de dólares do Canadá, no decurso de um período de três anos, num programa de realização de furos e recolha de amostras, bem como a reconfiguração das instalações de lavagem do cascalho recolhido, entre outras actividades.
O negócio agora acordado deverá ficar concluído a 30 de Novembro próximo, antecipando a Fura Gems que o processo de recolha de amostras permite o início de leilões para venda dos rubis extraídos no terceiro trimestre de 2019.