Os acidentes de viação mataram 387 pessoas no primeiro semestre deste ano. O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, aponta a condução sob efeito de álcool e fala ao telemóvel enquanto se dirige como principais causas dos acidentes de viação.
Para Joaquim Chissano, atitudes irresponsáveis, na sua maioria, são praticadas por jovens que depois culpam a degradação das estradas como estando na origem da sinistralidade rodoviária.
Na cidade de Chimoio, concretamente na Estrada Nacional Número Seis, onde existe uma ponte pedonal que liga os bairros 3 de Fevereiro e Liberdade, foi o local escolhido por Joaquim Chissano, antigo estadista moçambicano, para sensibilizar os automobilistas sobre a prevenção de acidentes de viação, que, só no primeiro semestre deste ano, mataram perto de 400 pessoas.
Na capital de Manica, Joaquim Chissano diz não entender o comportamento dos automobilistas que culpam a situação das estradas pelos acidentes. Para o antigo Presidente da República, há necessidade de a educação rodoviária ser transmitida para as crianças.
A campanha de sensibilização e educação cívica sobre a prevenção de acidentes designada “I love Chimoio” é uma iniciativa da edilidade local e da Fundação Joaquim Chissano.