O líder do partido dos conservadores na Alemanha, Friedrich Merz, é o novo primeiro-ministro do país. Merz foi eleito com 28,6% dos votos.
Mais de 50 milhões de eleitores foram às urnas, este domingo, para eleger o novo governo da Alemanha. O líder dos conservadores alemães, Friedrich Merch, foi eleito com 28,6 % dos votos e passará a ocupar o cargo de primeiro-ministro do país, antes ocupado por Olaf Scholz, que obteve apenas 16% dos votos.
A vitória do Partido Conservador já tinha sido apontada pelas sondagens eleitorais. Em segundo lugar, está a Alternativa para Alemanha, liderada por Alice Weider, com 20,8% dos votos, uma conquista, diga-se, histórica, para a AfD da extrema-direita.
O Partido Social-Democrata, de Olaf Scholz, ficou em terceiro lugar, com 16,4% dos votos, o pior resultado para o partido na História. Embora vencedor, o CDU não obteve a maioria necessária para governar, e caberá agora ao líder, Friedrich Merz, tentar alianças com outros partidos para conseguir formar governo.