O País – A verdade como notícia

Frelimo considera que encontro entre Chapo e Venâncio é histórico e patriótico 

A Bancada Parlamentar da Frelimo, reagindo em nome dos seus 171 deputados e do povo moçambicano que representa, saudou, esta segunda-feira, o que considera histórico e patriótico encontro realizado na noite de domingo, entre o Presidente da República, Daniel Chapo, e o candidato nas eleições de Outubro de 2024, Venâncio Mondlane .

“Depois de meses marcados por inquietação, actos de vandalismo, destruição de património público e privado, e limitações à livre circulação de cidadãos inocentes, este encontro vem restaurar a fé dos moçambicanos no poder do diálogo, na reconciliação e no compromisso com a paz”, adianta a nota de imprensa, na qual ainda se lê: “Este momento simbólico e profundamente necessário, aguardado com esperança e ansiedade por mais de 30 milhões de moçambicanos, representa um virar de página e um passo firme em direcção à estabilidade, à unidade e ao progresso. Moçambique merece a paz. Moçambique exige entendimento. A FRELIMO  anseia por um futuro onde todos, independentemente das suas diferenças, possam contribuir para o bem comum”.

De acordo a Bancada Parlamentar da Frelimo, Daniel Chapo tem reiterado, com serenidade e firmeza, a sua total abertura ao diálogo inclusivo e construtivo, como pedra angular de uma governação participativa e virada para o desenvolvimento. “O gesto de encontro entre os dois líderes, ocorrido no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, simboliza uma vitória do povo, da maturidade política e da responsabilidade patriótica”.

Na mesma nota, pode-se ler que a Bancada Parlamentar da Frelimo encoraja os dois líderes e demais actores políticos a privilegiarem sempre o caminho do diálogo, da reconciliação e do entendimento mútuo, pois só assim Moçambique poderá florescer em paz; só assim os moçambicanos poderão trabalhar, produzir e viver com dignidade; só assim poderemos continuar a consolidar a nossa jovem democracia e a construir o país próspero que todos ambicionam.

“Aos moçambicanos de todo o território nacional e na diáspora, deixamos uma palavra de esperança: o futuro constrói-se com coragem, com tolerância e com espírito de unidade nacional. Que este encontro inspire outros gestos nobres e patrióticos em todos os níveis da nossa sociedade”, termina a Bancada Parlamentar da Frelimo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos