O País – A verdade como notícia

Francisco Noa lança “Uns e outros” no Brasil

O académico e ensaísta, Francisco Noa, irá lançar, próximo mês, no Brasil, a sua mais recente obra literária. Intitulada Uns e outros na literatura moçambicana, o livro que sai sob a chancela da editora Kapulana, daquele país, é uma colectânea de textos que se insere na série “Ciências e Artes”.

Em Uns e outros na literatura moçambicana Francisco Noa traz comunicações feitas em congressos e colóquios, apresentações de livros, entrevistas, artigos para jornais, além de ensaios inéditos, nos quais o autor analisa a formação da literatura moçambicana e seus caminhos de identidade.

Para a construção deste livro, Noa reuniu importantes referências de autores que fundamentam o cenário literário do país. São os casos de João Albasini, José Craveirinha, Noémia de Sousa, Eduardo White, Luís Bernardo Honwana, Rui Knopfli, Luís Carlos Patraquim, Mia Couto, Suleiman Cassamo, Paulina Chiziane, Adelino Timóteo, Aldino Muianga, Clemente Bata, Sangare Okapi, Lucílio Manjate e João Paulo Borges Coelho.

De acordo com a editora Kapulana, os textos de Noa levam o leitor para uma viagem pelos trilhos matriciais de uma literatura marcada, como sempre, pela história do país.

Ainda em Julho, Francisco Noa participará do 27º Encontro da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa) – Confluências de cultura no mundo lusófono, que reúne reitores do mundo inteiro. O encontro será no Centro de Convenções da Unicamp (Campinas), entre os dias 10 e 12 de Julho. Noa também será recebido por uma comissão na Câmara Brasileira do Livro (CBL), em São Paulo, para troca de ideias sobre o intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa.
Além de ensaísta, Francisco Noa é, actualmente, Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio). Doutorou-se em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (2001) pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e é professor de Literatura Moçambicana na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Investigador Associado na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Francisco Noa também publicou Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária; Perto do fragmento, a totalidade: olhares sobre a literatura e o mundo; A escrita infinita; Literatura Moçambicana: memória e conflito – itinerário poético de Rui Knopfli; e A letra, a sombra e a água.
 
 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos