O País – A verdade como notícia

França promete 31 bolsas de estudo nas áreas de ciência e tecnologia

Mais de 70 estudantes moçambicanos beneficiam-se de bolsas de estudos na França, apoiados pela embaixada francesa em Moçambique. O programa é orçado em cerca de um milhão de Meticais por aluno. No presente ano, a embaixada promete levar mais 31 estudantes para estudarem em diversas áreas ligadas à ciência e tecnologia.

A Embaixada da França, em parceria com a Universidade Pedagógica de Maputo, lidera o programa que já mobilizou a formação de mais de dois mil professores em ensino da língua francesa.

“Nós podemos considerar esta cooperação como maior, uma vez que tem como objectivo promover a inclusão académica, dando oportunidades de formação a todos que, às vezes, mesmo com vontade, não têm tido oportunidades para continuar com os estudos. Este ano, pretendemos voltar a seleccionar mais 31 jovens moçambicanos para formação”, disse Laurent Perez-Vidal, conselheiro de acção cultural na Embaixada da França.

Nos dias 11 e 12 de Abril corrente, o campus da UP-Maputo será palco de uma feira académica denominada “Estudar na França”, que vai envolver 12 universidades, sendo quatro nacionais e oito estrangeiras.  No evento, haverá espaço para debates e troca de saberes em diversas áreas.

A UP-Maputo quer aproveitar a oportunidade para aprimorar pesquisas científicas e internacionalizar-se.

“Nós, como africanos e académicos, não podemos depender de uma cooperação do Norte para o Sul, mas temos de encontrar valências que actualizem esta cooperação que pretendemos fazer. Procuramos sempre construir algo também para oferecermos aos nossos”, explicou o responsável.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos