O País – A verdade como notícia

Forquilha promete postura parlamentar dinâmica 

O partido PODEMOS fez-se, pela primeira vez, à Assembleia da República, na Cidade de Maputo, com 39 membros eleitos para assumir a função de deputado.

Logo à entrada da Assembleia da República, o Presidente do PODEMOS, segundo partido mais votado nas eleições de 9 de Outubro, falou de inclusão, de nova postura parlamentar, e de esforços para nova dinâmica parlamentar, com nova cultura representação do povo moçambicano.

Sobre a decisão da tomada de posse dos deputados do PODEMOS, Albino Forquilha defendeu que os partidos são soberanos. “Entendemos que devíamos tomar posse.

Tivemos a lutar de não reconhecer os resultados, com grandes protestos nacionais, mas os resultados foram validados e conformamo-nos com a ordem constitucional. Por isso escolhemos estar aqui. Se o meu partido não tomasse posse hoje, não tomava para sempre”.

No entendimento de Albino Forquilha, não faz sentido não tomar posse no dia reservado para o efeito, e, depois, assumir as responsabilidades mais tarde. Mas como os partidos são soberanos, realçou, os outros partidos da oposição,  Renamo e MDM, têm essa liberdade.

Albino Forquilha terminou a sessão de respostas aos jornalistas apelando para que os deputados respondam ao que o povo os incumbiu.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos