O Primeiro-Ministro garantiu que militares e agentes da Polícia da República de Moçambique vão receber a primeira tranche dos retroactivos da Tabela Salarial Única até Março próximo. Adriano Maleiane diz que a segunda tranche dos retroactivos será paga depois de Março.
O Governo tinha prometido pagar retroactivos da TSU aos funcionários públicos entre Novembro de 2022 e Janeiro de 2023. Entretanto, militares e agentes da PRM não receberam o dinheiro e o Primeiro-Ministro foi questionado sobre o atraso.
“Não se trata de um atraso. O que foi acordado é que a primeira tranche dos retroactivos às Forças de Defesa e Segurança (FDS) deverá ser paga até Março. A segunda tranche será paga em conformidade com a entidade que tem a responsabilidade de programar os pagamentos”, disse Adriano Maleiane.
Os seguranças do Primeiro-Ministro não deixaram falar sobre a alegada intenção dos deputados da Assembleia da República em rever, mais uma vez, a lei da TSU, como forma de ultrapassar anomalias nos quantitativos do documento.
Entretanto, antes, o governante disse que era uma logística complicada e sequer havia dinheiro para transferir batelões e pontes móveis que se encontram nas províncias do Centro e do Norte de Moçambique para Boane e outros pontos afectados pelas cheias na Província de Maputo. “O dinheiro é esse que foi usado para a emergência logo que registamos a situação de cheias”, explicou o Primeiro-Ministro.