Três foguetes atingiram hoje o Aeroporto de Kandahar, no sul do Afeganistão, situado nos subúrbios onde os rebeldes talibãs e as forças afegãs se confrontam há várias semanas.
“Dois foguetes danificaram a pista (…) por isso todos os voos de e para o aeroporto foram cancelados”, disse o chefe do Aeroporto de Kandahar, Massoud Pashtun.
Os talibãs, que têm vindo a conduzir uma ofensiva generalizada no Afeganistão, nos últimos três meses, aproximaram-se nas últimas semanas de Kandahar, berço do movimento, estando situados nos arredores da segunda maior cidade do país, com 650 mil habitantes.
A ofensiva rebelde, lançada ao mesmo tempo que a retirada final das tropas internacionais do país, está agora quase completa.
De acordo com o Notícias ao Minuto, depois de ter conquistado vastas áreas rurais afegãs, os talibãs ameaçam, agora, várias capitais regionais.
Além de Kandahar, os talibãs aproximaram-se também de Herat (oeste), terceira mais populosa (600 mil habitantes), e de Lashkar Gah, capital da província de Helmand (sul), perto de Kandahar.
A queda de Kandahar, centro do regime talibã, no poder entre 1996 e 2001, seria um desastre para as autoridades afegãs.
As forças afegãs, que até agora pouco resistiram ao avanço dos talibãs, controlam apenas as principais estradas e capitais de província.