O País – A verdade como notícia

FMF encaixa 32 milhões de Meticais pela qualificação dos Mambas ao CAN-2023

Foto: O País

A Federação Moçambicana de Futebol  vai receber da CAF 32 milhões de meticais pelo apuramento dos Mambas para o Campeonato Africano das Nações, CAN-2023, competição a realizar-se entre Janeiro e Fevereiro do próximo ano na Costa do Marfim.

O regresso da selecção nacional de futebol a final flor do futebol africano, treze anos depois,  não só valoriza desportivamente o país.

Até porque,  de  acordo com os procidementos da Confederação Africana de  Futebol,  as  vinte e quatro federações das nações apuradas  para o CAN 2023 da Costa do Sol serão premiados monetariamente.

A CAF vai, neste sentido, dar o valor de 500 mil dolares, correspondentes a  32 milhões de meticais pelo feito alcancado no passado dia 9 de Setembro, no Estádio Nacional do Zimpeto.

Uma parte deste valor, não especificado, será  entregue antes mesmo do arraque do CAN para que as federações possam apoiar as respectivas selecções no processo de preparação para a prova, sendo que a outra esta prevista para ser entregue depois do certame.

O valor global pode chegar aos cinco milhões de dólares americanos, cerca de 320 milhões de meticais, em caso de conquista do CAN.

Enquanto isso, os Mambas estao no pote quatro do sorteio do CAN -2023 que reune o grupo de paises com ranking mais baixo, nomeadamente Guiné-Bissau, Namíbia , Angola , Gâmbia  e Tanzânia.  No pote 1, teremos as selecções nacionais do Marrocos, Senegal, Tunísia, Argélia,  Egipto e Nigéria. Já no pote 2 estão os Camarões, Mali,  Costa do Marfim, Burquina Fasso, Gana e República Democrática do Congo. No pote 3, esse, estão alinhados a África do Sul, Cabo Verde, Guiné, Zâmbia, Guiné-Equatorial e Mauritânia. O sorteio realiza-se no próximo dia 12 de Outubro, em Abidjan,  na Costa do Marfim.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos