Flávio Bolsonaro, senador brasileiro, chegou esta quarta-feira a Miami, nos Estados Unidos da América (EUA), acompanhado de três familiares, depois de ter passado pela Argentina e pelo Equador. A deslocação ocorre numa altura em que o político está sob investigação no Brasil por suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e evasão fiscal.
Imagens transmitidas por vários canais de informação mostram a chegada de Flávio Bolsonaro num avião privado ao aeroporto de Opa-locka, em Miami. Segundo o jornal brasileiro O Globo, o voo evitou o espaço aéreo brasileiro, tendo sobrevoado o Paraguai, a Bolívia e o Peru.
Antes de chegar aos Estados Unidos, Flávio Bolsonaro e três familiares atravessaram a fronteira entre o Brasil e a Argentina, através da Ponte Internacional Tancredo Neves, na província argentina de Misiones. De acordo com a Direcção Nacional de Migrações da Argentina, mediante a apresentação de documentação válida, não tendo sido registados impedimentos legais à passagem da fronteira.
Posteriormente, o grupo terá embarcado num voo privado com destino a Guayaquil, no Equador, de onde seguiu para os Estados Unidos.
A deslocação acontece um dia depois de Flávio Bolsonaro ter sido intimado pela Polícia Federal brasileira, por determinação do juiz do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a entregar todos os passaportes de que dispõe no prazo de 24 horas. Segundo a informação divulgada, o senador estava igualmente proibido de deixar o Brasil.
Nos Estados Unidos, Flávio Bolsonaro deverá reencontrar o irmão, Eduardo Bolsonaro, que também reside naquele país.
A saída do senador do território brasileiro levanta questões sobre o cumprimento das determinações judiciais, num processo marcado por suspeitas de crimes financeiros. Até ao momento, as acusações referidas não constituem, por si só, prova de culpa.