O País – A verdade como notícia

Finalmente! Campeões do Cosafa-2020 premiados

Foto: FMF

A Secretaria de Estado do Desporto entregou 32 terrenos prometidos aos jogadores e equipa técnica da selecção nacional de futebol de sub-20, como prémio pela conquista do torneio Cosafa, em 2020. Os terrenos estão situados no distrito de Marracuene.

A promessa foi feita em Dezembro de 2020, aquando da recepção da selecção de sub-20 pelo Presidente da República, após a conquista do torneio Cosafa. Na ocasião, Filipe Nyusi enalteceu o feito e prometeu criar melhores condições para os Mambinhas.

No encontro havido na Presidência da República, ficou claro que os jogadores mereciam ser reconhecidos pelos feitos, tendo em conta que, além de terem conquistado a prova, também se tinham qualificado para o CAN da categoria pela primeira vez na história.

Quase 25 meses depois, a promessa foi cumprida, com a entrega de terrenos aos jogadores, equipa técnica e todo o staff envolvido na campanha dos Mambinhas, na vizinha África do Sul, que culminou com a conquista à tangente do Cosafa às custas da Namíbia.

Carlos Gilberto Mendes disse, na ocasião, que “é sentimento de dever cumprido”, porque, no seu entender, se cumpriu com aquilo que foi a promessa feita. “Não podíamos estar mais satisfeitos. Basta olhar para o semblante dos jogadores, todos animados.”

Para o Secretário de Estado do Desporto “começa aqui uma nova etapa da vida deles em que vão poder ter espaço para si e suas famílias”.

Presente na cerimónia, o administrador de Marracuene não deixou de felicitar os beneficiários e apelou para que façam o melhor uso das terras ora entregues.

“Este é o cumprimento da promessa feita pelo Presidente da República e que concretizamos com esta entrega. Mas não é para ficar com os terrenos sem fazer nada ou para vender amanhã, porque eles são jovens e vão precisar destes terrenos para o seu desenvolvimento e para criar suas famílias”, vincou Shafee Sidat.

 

SATISFAÇÃO E ALEGRIA DOS JOGADORES E DO STAFF TÉCNICO

No acto não estiveram os 23 jogadores que fizeram história para o país, já que alguns estão a jogar em outros países como, por exemplo, Portugal e Itália, mas estiveram alguns e representantes de outros.

Foi, de resto, um momento de satisfação para os beneficiários, que prometem mais trabalho de modo a que mais prémios cheguem.

“É possível voltar a alcançar mais feitos em provas internacionais. O importante é continuarmos a trabalhar arduamente e termos competições internamente, para que os jogadores estejam em boa forma”, avançou Ayton Zeferos, um dos obreiros do Cosafa.

Todavia, para já, a missão é a construção. “Cumpriram a palavra de nos darem os terrenos. Estamos satisfeitos”, afirmou Zeferos, que acrescentou que o “próximo passo é começar a construir”.

Já Celton Jamisse, que foi um dos capitães dessa selecção dos sub-20, visivelmente emocionado com a entrega dos terrenos, foi parco em palavras. Disse apenas que “agora a meta é construir”, deixando claro que os espaços poderão ser bem explorados.

Recorde-se que os Mambinhas conquistaram o torneio Cosafa em 2020, tendo em 2021 chegado à final da mesma competição, porém, nessa última vez, perderam com a Zâmbia.

O acto de entrega das terras foi dirigido pelo administrador de Marracuene, Shafee Sidat, na presença do secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, da directora-geral do Fundo de Promoção Desportiva, Amélia Cabral, de membros de Direcção Executiva da Federação – FMF, de líderes comunitários e dos beneficiários.

São, no total, 32 espaços localizados no bairro de Pazimane para igual número de beneficiários.

 

FMF E CAF FORMAM TREINADORES COM NÍVEL B EM MAPUTO

Vinte e cinco treinadores da Cidade de Maputo estão a ser formados em matérias de nível B, que os possibilita treinar equipas dos campeonatos provinciais de futebol. Trata-se de uma formação de treinadores que ano passado receberam formação de nível C para as camadas de formação.

Desta vez, a formação decorre na Casa do Futebol e no campo do Costa do Sol. São aulas teóricas e práticas. Nas sessões teóricas, os formandos vão aprender matérias gerais ligadas ao futebol, as leis do jogo, a medicina desportiva e o treinamento de guarda-redes, segundo disse Victor Matine, um dos formadores do curso.

No que à prática diz respeito, segundo Matine, os mesmos serão avaliados em aspectos técnicos-tácticos do futebol e parte física.

Dos treinadores em formação, destaque vai para alguns antigos praticantes de futebol, casos de Almiro Lobo, conhecido como Miro Lobo. Fazem parte do grupo individualidades que já ocuparam funções nos clubes e nas selecções, como é o caso de Florêncio Tembe, preparador físico do Ferroviário de Maputo e da selecção nacional.

O curso, com duração de 21 dias, está dividido em duas partes: a primeira começou na segunda-feira e tem duração de sete dias; e a segunda vai decorrer em Maio.

Depois desta formação, os treinadores estarão habilitados a treinar equipas juniores e seniores, mas para os campeonatos provinciais.

Os treinadores em formação falam de enormes expectativas e entusiasmo neste curso, onde esperam aumentar seus conhecimentos em matérias de orientação dos jogadores. Os mesmos dizem estar satisfeitos e esperam que a formação seja um sucesso.

Dos 25 treinadores em formação, um é angolano e foi adversário de Miro Lobo quando este jogava no seu país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos