O País – A verdade como notícia

Finalistas da Liga Jogabets conhecidos hoje

Foto: CFVM

Ferroviário de Maputo vs Black Bulls e 1.º de Maio vs Águias Especiais são os jogos das meias-finais do Campeonato Provincial de Futebol, Liga Jogabets, agendado para esta quarta-feira, no campo do Costa do Sol.

Uma semana depois de se terem defrontado, em jogo de atraso da 5ª jornada da prova e com vitória dos “locomotivas” por 2-1, Black Bulls e Ferroviário de Maputo voltam a bater-se, hoje, às 15h30, desta feita no acesso à final da Liga Jogabets. É um duelo entre duas formações que, por sinal, estiveram inseridas no mesmo grupo (A) no qual o Ferroviário de Maputo saiu como líder com seis vitórias e apenas um empate.

Com melhor ataque da prova, um total de 34 golos, os vencedores da Taça Moçambique apontam para a final, mas pela frente terão um conjunto com ambições muito fortes na prova, não fosse o finalista vencido na edição passada. Black Bulls e Ferroviário de Maputo têm a particularidade de terem conseguido manter a sua estrutura, com os seus activos de peso a renovarem os seus contratos.

Para transitarem às meias-finais, os “touros” derrotaram, no domingo passado, o Estrela Vermelha por 2-1 com os seus tentos a serem apontados por Jesus e Victor, este último que, como que a dar-se um presente antecipado, ontem completou mais um ano de vida.

Curiosidades à parte. O Ferroviário de Maputo arrancou uma goleada à moda antiga, ao derrotar a Académica por 10-0, num duelo com um único sentido: a baliza da briosa.

Fortinho, aos 6’, Dénio, à passagem dos 26’, 45’ e 73’, Tununo aos 30’ e 36’, e Mário, aos 53’, 64’ e 71’M, e Yude, aos 81’, marcaram para o Ferroviário de Maputo.

Na outra meia-final, a equipa sensação da prova as Águias Especiais bate-se com o histórico clube 1.º de Maio, num duelo que não estava nas contas de muitos adeptos do futebol moçambicano. Até porque, nos quartos-de-final, as Águias Especiais surpreenderam o Costa do Sol a quem venceram por 4-2, resultado encontrado na marcação de grandes penalidades após o nulo no tempo regulamentar. Caía, desta forma, o actual detentor do título na Liga Jogabets. Outro clube do Moçambola que ficou pelo caminho na Liga Jogabets é o Matchedje, que perdeu com o semifinalista 1º de Maio por 3-0. Esta tarde, precisamente às 13h30, 1º de Maio e Águias Especiais procuram carimbar o passaporte para a final da competição.

De acordo com o regulamento da prova, em caso de empate ao cabo do tempo regulamentar, recorre-se à marcação de grandes penalidades para se encontrar os vencedores das duas partidas.

O vencedor da edição 2023 do Campeonato Provincial de Futebol irá receber o valor monetário de 300 mil Meticais, enquanto o finalista vencido encaixará 150 mil. Já o 3º classificado da competição terá como prémio monetário o valor de 75 mil Meticais, enquanto a equipa “fair play” leva para “casa” 50 mil.

Mas também haverá espaço para a premiação individual, sendo que o marcador e o guarda-redes menos batido encaixam cada 25 mil Meticais. O quarteto de arbitragem que vai dirigir a final vai receber o valor monetário de 20 mil Meticais.

 

CAN 2025: INSPECTORES DA CAF AVALIAM INSTALAÇÕES NA ZÂMBIA

Uma equipa de inspectores da Confederação Africana de Futebol (CAF) constituída pelos moçambicanos Muhammad Sidat, Tariq Ashrafm Mouhsine Aguedach e Antoine Bergue escalou, semana passada, a Zâmbia para um trabalho de avaliação e inspecção de instalações tendo em vista a candidatura daquele país para acolher o Campeonato Africano das Nações, CAN 2025.

Durante a visita, Muhammad Sidat e colegas da CAF foram recebidos pela secretária interina da Associação de Futebol da Zâmbia  (FAZ), Iva Lengwe; presidente do conselho de Lusaka, Jordan Malitin; e o representante do Ministério da Juventude, Desporto e Artes, Sikota Mwanangombe.

Os inspectores do órgão reitor do futebol africano escalaram o Estádio dos Heróis Nacionais e o Estádio Nkoloma, além de visitarem Coppeberbelt. A Zâmbia teve a experiência de organizar, com sucesso, o Campeonato Africano de Futebol sub-20, em 2017.

Além da Zâmbia, seis outros países estão na corrida à organização do CAN 2025, nomeadamente África do Sul, Argélia, Marrocos, Zâmbia, Benim e Nigéria, que decidiram apresentar uma candidatura conjunta.

Inevitavelmente, África do Sul, Marrocos e Argélia têm fortes possibilidades de sediar a prova. E com a organização do CHAN, em Janeiro e Fevereiro, Argélia posiciona-se como um sério candidato.

Mas atenção ao Marrocos. Isto porque as seis cidades e respectivos estádios propostos pela Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF) para acolher a 35ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN, em 2025, na eventualidade de o país superar as candidaturas da Argélia, Zâmbia e a conjunta Nigéria–Benim, satisfazem a “exigência de excelência” da Confederação Africana (CAF).

Os responsáveis da FRMF, liderados pelo “estratega” Fouzi Lekjaa, asseguram que em termos de infra-estruturas desportivas, hoteleiras e de transportes, Marrocos cumpre os requisitos da CAF, por isso é forte candidato para organizar o CAN sénior masculino de futebol em 2025, prova que o país não acolhe há 35 anos.

Príncipe Moulay Abdellah (Rabat), Mohammed V (Casablanca), Hassan II (Fes), Grande Estádio de Tânger, Grande Estádio de Marrakech e Grande Estádio de Agadir são os recintos e respectivas cidades apresentados pela candidatura marroquina para acolher o CAN 2025.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos