Black Bulls e Águias Especiais protagonizam, sábado, às 15h30, no campo do Costa do Sol, a final da Liga Jogabets 2023. A anteceder esta partida, Ferroviário de Maputo bate-se às 13h30 com o 1º de Maio em jogo de atribuição do 3º lugar.
Inédita! Uma final, acima de tudo, que não estava nas contas de muitos amantes da bola indígena. Não fossem às Águias Especiais um conjunto “outsider” na Liga Jogabets. Pois é: o clube da “polícia” causou sensação no Campeonato Provincial de futebol ao chegar ao à final depois de deixar pelo caminho, primeiro, o detentor do título Costa do Sol a quem venceu nos quartos-de-final por 4-2, resultado encontrado na transformação de grandes penalidades após o nulo no tempo regulamentar.
Depois, nas meias-finais, as Águias tiveram uma tarde mesmo especial ao derrotarem o 1º de Maio por 1-0.
Estava, desta forma, carimbado o passaporte para o decisivo duelo diante da Black Bulls que, no jogo mais aguardado das “meias”, faz simplesmente o “revanche” ao bater Ferroviário de Maputo por 2-0, resultado construído na 2ª parte com golos do reforço Danilo e o estabelecido Jesus.
De resto, os “touros” haviam perdido com os “locomotivas” da capital por 2-1 na fase de grupos desta competição que antecede ao arranque do Moçambola 2023.
Fazer melhor do que ano passado, quando perderam para o Costa do Sol na final na transformação de grandes penalidades, é objectivo primário da Black Bulls.
A anteceder esta partida, às 13h30, o Ferroviário de Maputo mede forças com o 1º de Maio, em jogo de atribuição do terceiro lugar.
Os “locomotivas” jogam pela sua honra porquanto fizeram uma campanha irrepreensível na fase de grupos. De resto, apresentam o melhor ataque da prova com 34 golos marcados.
300 MIL METICAIS PARA O VENCEDOR
A Associação de Futebol da Cidade Maputo, organizadora da prova, definiu o valor de 300 mil meticais como prémio para o vencedor da Liga Jogabets. Já o segundo classificado da competição irá receber 150 mil meticais, enquanto o terceiro ficará com 75 mil. Ao melhor marcador e o guarda-redes menos batido, caberá a cada um o valor de 25 mil meticais.
Assinale-se a entrega de um valor monetário de 50 mil meticais para a equipa “fair-play” assim como de 20 mil para a equipa de arbitragem que vai dirigir a final da Liga Jogabets.
O patrocionador oficial do certame alocou um valor global de 1.525.000 meticais para que a organização da prova e premiação dos melhores.
Lembre que o certame movimentou doze equipas divididas em dois grupos, nomeadamente Desportivo Maputo, Ferroviário de Maputo, Liga Desportiva, Costa do Sol, Black Bulls, 1º de Maio, Maxaquene e Mahafil (grupo A), Ferroviário das Mahotas, Estrela Vermelha, Águias Especiais, Racing, Académica, Matchedje e Vulcano (grupo B).
Estes conjuntos bateram-se num sistema de todos contra todos, em apenas uma volta, sendo que os quatro primeiros classificados seguiram para os quartos-de-final.