O País – A verdade como notícia

Filipinas devolvem lixo ao Canadá

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, decidiu devolver ao Canadá 69 contentores de matérias que o país diz não serem recicláveis e que foram enviadas ilegalmente, em 2013. 

De acordo com o governo de Manila, capital das Filipinas, os contentores traziam lixo de todo o tipo. Otava, capital e quarta maior cidade do Canadá tinha até 15 de Maio para recuperar estes contentores.

O conflito entre Filipinas e Canadá que dura há seis anos levou os ambientalistas a pedirem a ratificação, pelo país asiático, da Convenção da Basileia que proíbe a importação de resíduos plásticos ou seja um acordo que define a organização e o movimento de resíduos sólidos e líquidos perigosos.

De 1988 a 2016, a China recebeu 168 milhões de toneladas de resíduos plásticos, vindos dos dez maiores exportadores, incluindo EUA, Japão e Reino Unido, mas no ano passado Pequim proibiu esta prática o que levou estes países a procurarem outras alternativas.

Os plásticos recicláveis podem ser exportados, legalmente, para vários países do sudeste asiático mas, às vezes, o que chega é mais do que aquilo que ficou acordado. Os plásticos sujos, e de fraca qualidade, por exemplo, libertam gases tóxicos durante o processo de incineração que causam doenças respiratórias e contaminam as águas.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos