O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi visita Zâmbia para reforçar cooperação bilateral

Foto: O País

O Presidente da República descocou-se, esta quinta-feira, à Zâmbia para uma visita de Estado de três dias, a primeira desta natureza efectuada pelo Presidente da República àquele país vizinho. No cerimonial de despedida, a presidente do Parlamento e o primeiro-ministro disseram esperar bons resultados no reforço da cooperação.

A visita de Estado que o Presidente da República efectua à Zâmbia ocorre no contexto do reforço das relações de cooperação políticas e diplomáticas, bem como de amizade entre os dois povos. A presidente da Assembleia da República, que esteve presente no cerimonial de despedida, falou ao jornal O País, onde deixou ficar as suas expectativas quanto à visita de Estado.

“Eu desejo que esta visita seja coroada de êxitos e é bom que o nosso Presidente faça visitas aos países da região, com os quais temos ligações históricas bastante fortes e acredito, também, que esta visita vai reforçar os laços de cooperação na área económica e social.”

O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, vê a visita de Estado com esperança de mais aproximação entre os dois países.

“A expectativa é o reforço das relações entre os dois Estados, para que continuemos ligados, uma vez que somos países com aspectos comuns, continuemos a trabalhar bilateralmente e na SADC, a que todos nós pertencesmos.”

O Presidente da República já se encontra na Zâmbia, onde foi recebido pelo Presidente daquele país do interland isto é, sem acesso ao mar e com interesses nas infra-estruturas logísticas de Moçambique, produtos agrícolas e recursos energéticos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos