O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa na 73ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. O evento, que tem como tema “Tornar as Nações Unidas Relevantes para Todas as Pessoas: Liderança Global e Responsabilidades Partilhadas para Sociedades Pacíficas, Equitativas e Sustentáveis” decorre de 23 a 28 de Setembro do presente ano.
Segundo um comunicado da Presidência, na Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Chefe de Estado vai contribuir para o debate com uma intervenção agendada para o dia 25 de Setembro, onde irá transmitir uma mensagem de compromisso de Moçambique com o aprofundamento da Paz, reconciliação nacional e promoção de um ambiente favorável ao investimento para o desenvolvimento, em prol de uma sociedade cada vez mais pacífica equitativa e sustentável.
Para além da Assembleia Geral das Nações Unidas, Filipe Nyusi participa também na Reunião de Alto Nível sobre a Tuberculose; no Fórum do Sector Privado das Nações Unidas; no Fórum de Negócios Global da Bloomberg, assim como em encontros bilaterais com líderes e entidades do mundo político e empresarial, com vista ao reforço das relações de cooperação e promoção de oportunidades de investimento em Moçambique, com particular enfoque para a “Iniciativa Gorongosa”.
Nesta viagem, o Presidente da República far-se-á acompanhar pela primeira-dama, Isaura Ferrão Nyusi; pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco; Saúde, Nazira Abdula; Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia; Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa; Quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado, para além de empresários nacionais.
De acordo com a imprensa portuguesa, Filipe Nyusi vai, à margem da cimeira da ONU, manter um diálogo com o seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, abordando vários assuntos de actualidade internacional e em cada um dos dois países.