O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi na primeira Cimeira Arábia Saudita-África

O Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua,  hoje,  uma visita de trabalho de dois dias ao Reino da Arábia Saudita.

Durante a visita, o Chefe do Estado irá participar, em Riade, na primeira Cimeira Arábia Saudita-África, em resposta ao convite formulado pelo Rei da Arábia Saudita e Guardião das duas Mesquitas Sagradas, Salman Bin Abdulaziz Al-Saud.

Um comunicado da Presidência da República recebido na nossa redacção indica que o evento pretende fortalecer a cooperação política, económica e social entre a Arábia Saudita e o continente africano. 

Em Março deste ano, Filipe Jacinto Nyusi efectuou uma visita de trabalho de dois dias ao Reino da Arábia Saudita, à convite de Sua Majestade Salman Bin Abdulaziz Al Saud.

A visita do Chefe do Estado moçambicano comportou uma agenda bastante carregada que incluía, entre outros assuntos, o encontro com o Príncipe Herdeiro do Reino da Arábia Saudita, Mohammad Bin Salman e com outras entidades governamentais sauditas, para identificação de oportunidades de cooperação nas áreas de agricultura, abastecimento de água e energia.

Durante a visita, o Presidente Nyusi convidou o Rei da Arábia Saudita a visitar Moçambique, tendo, na ocasião, recebido garantia dos sauditas sobre a sua presença na edição 2023 da FACIM. Por seu lado, Moçambique assegurou o seu apoio à candidatura da Arábia Saudita para acolher a EXPO 2030.

“Realizamos esta visita de trabalho ao Reino da Arábia Saudita com objectivo de estreitar as nossas Relações Diplomáticas, sobretudo, dinamizar a nossa cooperação económica no âmbito da Diplomacia Económica”, explicou o Chefe do Estado, falando em conferência de Imprensa com jornalistas moçambicanos.

Igualmente, o Presidente Nyusi visitou uma unidade industrial que opera por meio de três áreas estratégicas de negócio, nomeadamente a petroquímica, agro-nutrientes e Especialidades.

‘’Demos algumas informações importantes porque estamos a abrir uma janela, pois o conhecimento deste país para com o nosso era quase inexistente, apesar de haver pequenos movimentos multilaterais e começamos pela apresentação geral de Moçambique”, destacou, na altura, Filipe Nyusi.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos