O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou, sábado, o papel do povo moçambicano na qualificação dos Mambas para o Campeonato Africano das Nações. Filipe Nyusi diz que os moçambicanos mostraram, uma vez mais, que estavam unidos por uma causa.
“Primeiro, quero felicitar o povo moçambicano porque, afinal, a presença deles é fundamental não só aqui no campo, por aquilo que vimos. Eu vi este campo cheio quando o Papa Francisco chegou. Isto significa que o nosso grito até ao último segundo foi determinante. Hoje foi o dia em que o Estádio Nacional do Zimpeto mais encheu”, começou por se expressar Filipe Nyusi.
O Chefe de Estado reiterou ainda o trabalho desenvolvido pelos jogadores e equipa técnica dos Mambas nesta fase de qualificação ao CAN. “Felicito os próprios Mambas, não só aqueles que estiveram em campo mas também os que representaram a equipa que se qualificou ao longo deste tempo. Não são todos que jogaram. Outros também fizeram a sua parte. Quero dar os parabéns a estes jovens.”
O trabalho do seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, não podia passar despercebido aos olhos de Filipe Nyusi.
É o primeiro moçambicano a estar numa posição de treinador que evoluiu no CAN, e depois como treinador a qualificar a selecção nacional,.
“Incontornável é a própria equipa técnica dirigida por Chiquinho Conde. Portanto, uma pessoa persistente que trabalhou debaixo de todas as pedras que nós lançámos quando a equipa não estava bem. Mas também cantamos alto quando tudo resulta bem. A persistência é importante para o desporto não só aqui mas em todo o lado”, observou o Chefe de Estado.
O Campeonato Nacional de Futebol, o Moçambola, mereceu também destaque por parte do Presidente da República, Filipe Nyusi.
“Há uma coisa que não podemos esquecer e agradecer: o próprio Moçambola. O Moçambola é que faz esta equipa. Os treinadores de todas as gerações, aqueles treinadores antigos que treinam e os que não treinam são os que constroem as nossas vitórias.”
Nyusi gostaria de ter sugerido à Federação Moçambicana de Futebol (FMF) um “slogam” para as camisetas dos Mambas no momento da consagração. “ Eu ostento a camisola dos Mambas que vem escrito ‘já está’ mas eu teria sugerido a ‘fase já iniciou’. Portanto, ainda temos muitos quilómetros por percorrer. Mas para percorrer estes quilómetros todos era preciso passar por essa fase. Eu quero, mais uma vez, felicitar a população moçambicana que está a vibrar. Gostaria de apelar à calma e nada de emoções. Não vamos exceder.”