O País – A verdade como notícia

banner_02

Filipe Nyusi: “Apresentem pelo menos um mandante dos raptos ao público”

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafia a PRM a trabalhar afincadamente para a detenção e apresentação dos mandantes de raptos e outros crimes que assolam o país.

Moçambique tem sido palco, nos últimos dez anos, de vários crimes transnacionais, como os raptos, tráfico de drogas e branqueamento de capitais, e o Presidente da República acredita que a detenção e apresentação ao público de mandantes podem ser uma solução.

“O crime de rapto continua um desafio para o nosso Serviço Nacional de Investigação Criminal e, em geral, para a corporação da lei e ordem, mas tragam pelo menos um mandante. Hão-de ver que a narrativa vai mudar. Os mandantes são muitos medrosos. Basta tomarmos uma certa medida coerciva, logo fogem. Alguns inventam viagens de repente e não mais regressam, são esses”, acusa Filipe Nyusi.

Com a repetição dos casos, o Presidente da República diz que a polícia tem elementos suficientes para estudar e desenhar melhores estratégias de combate ao mal. O Chefe do Estado, que falava esta quarta-feira, em Maputo, durante 34º Conselho Coordenador do Ministério do Interior, destacou a importância do trabalho do sector na garantia da ordem e tranquilidade públicas e melhor ambiente de negócio.

“O Ministério do Interior tem elevadas responsabilidades na criação do melhor ambiente de negócio para o crescimento da economia nacional. Quase todas as vezes que as coisas correm mal, a sociedade aponta o dedo à polícia, por isso é importante procurarem garantir que o vosso trabalho seja efetivo”, desafia o estadista.

No evento em que se prevê a avaliação do desempenho dos últimos cinco anos do ministério que tem a missão de garantir a ordem e segurança, foram patenteados vários oficiais, no âmbito da mudança de carreira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos