Angola é o país escolhido para acolher a fase final do Afrobasket 2025, em Agosto do próximo ano. Angola concorria com Marrocos e Egipto para acolher a prova máxima do basquetebol africano em seniores masculinos.
Será o regresso da maior festa do basquetebol continental a Angola, 18 anos depois de ter acolhido a prova pela última vez. Será a quarta vez que Angola vai acolher a fase final do Afrobasket em seniores masculinos depois de 1989, 1999 e 2007, todas conquistadas pelos angolanos.
A confirmação da sede do Afrobasket 2025 foi feita pelo presidente da FIBA-África, Aníbal Manave, que considera que Angola tem todas as condições para acolher a prova continental.
Para ganhar a organização do Afrobasket, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) venceu a concorrência do Egipto e Marrocos, países que tencionavam albergar a prova.
O Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol de 2025 vai juntar 16 melhores selecções africanas e Moçambique continua na corrida após conseguir a qualificação à segunda janela de apuramento, onde terá pela frente Sudão do Sul, Mali e República Democrática do Congo.
Para chegar a esta segunda janela de qualificação, Moçambique afastou África do Sul na eliminatória de Maputo após vitória por 62-50 e derrota por 57-48, apurando-se com maior cesto average.
Moçambique procura o regresso ao Afrobasket depois da sua última participação em 2017, prova na qual terminou na 12ª posição.