O Clube de Desportos Tubarões foi o grande vencedor do Torneio “Fast and Furious”, que decorreu este fim-de-semana na Piscina Raimundo Franisse, ao conquistar um total de 126 medalhas, seguido do Barracudas e Golfinhos com 100 e 45, respectivamente. O Clube Naval de Maputo posicionou-se em 4º lugar com 17 medalhas, enquanto o Ferroviário de Maputo quedou-se em 5º com 16.
A conquista segue-se ao pódio conquistado há duas semanas no Torneio Internacional Frederico dos Santos, prova que visava homenagear o antigo seleccionador nacional de natação e treinador desta colectividade que perdeu a vida em 2016 na sequência da queda do murro da piscina Olímpica do Zimpeto.
Os homens, que dominaram nas provas realizadas entre sábado e domingo, somaram um total de 74 medalhas das quais 25 de ouro, 24 de prata e 25 de bronze, superiorizando-se desta forma aos rivais Clube Barracudas com 39 dividas em 13 cada. A fechar o pódio, em masculinos, tivemos o Clube Naval de Maputo também com 39 medalhas.
Já as mulheres conquistaram 41 medalhas, sendo 21 de ouro, seis de prata e 14 de bronze. Por sua vez, o Clube Barracudas amealhou 51 medalhas divididas em 11 de ouro, 27 de prata e 13 de bronze. Em processo de projecção de novos valores, após perder alguns nadadores, o Clube de Natação Golfinhos posicionou-se em 3º lugar com 31 medalhas: 11 de ouro, oito de prata e 12 de bronze.
Foram igualmente definidos, na prova, os campeões por escalões. Nos seniores femininos, Domingas Munhemeze (nadadora do Clube Tubarões de Maputo) superou a concorrência de Neide Macie (Ferroviário) e Mariana Roff (Barracudas).
Filipa Xavier, nadadora do Clube Tubarões de Maputo, foi a campeã no escalão de juniores seguindo-se de Maria Luísa Cervi (Clube Barracudas) e Rany Langa (Clube Tubarões).
Nos juvenis, Nemzi Albino (Tubarões), Zuri Tomé (Barracudas) e Marta Mpfumo (Tubarões) ficaram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Beatriz Simões (Golfinhos) dominou nos infantis onde teve como companheiras de pódio Ângela Chicumbe (Barracudas) e Estela Massingue (Tubarões). Já nos iniciados, tivemos a seguinte ordem na classificação: Kiango Miambo (Tubarões), Kwicia Nchumali (Barracudas) e Irina Teixeira (Barracudas). Finalmente, nos pré-iniciados, Yomarah Ibraimo (Golfinhos) foi a raínha, seguida da Evelyn Muianga (Ferroviário) e Ntusmi Fraqueza (Golfinhos).
Nos masculinos, Valdo Lourenço (Barracudas) repetiu a proeza do Torneio Frederico Santos ao se sagrar campeão do escalão de seniores, seguindo-se Adny Algy (Tubarões) e Ricardo Santos (Tubarões).
Diego Boca (juniores), Elmer Marcos (juvenis), Keiser Ribeiro (infantis), Whato Pioris (iniciados) e Tiago Correia (pré-iniciados) foram os outros vencedores.