O País – A verdade como notícia

Festa da Independência em Maputo custa 10 milhões de Meticais

Foto: DE

O Município de Maputo vai gastar acima de 10 milhões de Meticais com a festa do Dia da Independência. O valor é quase duas vezes maior do que o usado na compra de motobombas para aliviar o sofrimento de vítimas das inundações.

No dia 25 de Junho, o país pára para celebrar o Dia da Independência. É uma festa que vai pressionar as contas do Município de Maputo, que espera gastar mais de 10 milhões de Meticais com actividades diversas, entre elas, um espectáculo musical.

“É um festival recheado de vasto leque de actividades, um megaespectáculo que conta com cerca de 30 artistas de grande peso”, explicou o vereador da Juventude e Criação de Conhecimento, Nércio Duvane, durante uma conferência de imprensa, este domingo.

De acordo com a edilidade, o valor em causa resulta de parcerias que tem com empresas nacionais de renome.

“O evento tem um grande suporte dos nossos parceiros. Estamos a falar de uma grande estrutura, estamos a falar dos nossos músicos que merecem, de facto, ter um espaço para a apresentação daquilo que são as suas criações artísticas. Estamos a falar de estrutura em termos de palco e de apoio. Teremos feirantes, teremos também sanitários públicos, teremos iluminação, então, são vários elementos, e o Conselho Municipal não está sozinho”.

Questionado sobre a racionalidade do uso desse valor para uma festa, enquanto persistem vários problemas, como o de inundações urbanas e de estradas, a edilidade respondeu que o Município não existe apenas para resolver problemas.

“O equilíbrio de uma cidade passa necessariamente também por criar espaços de confraternização para que as nossas famílias também possam desfrutar de momentos de lazer, momentos de socialização e momentos de intercâmbio cultural.”

As celebrações dos 49 anos da Independência Nacional terão lugar na Praça da Independência, das 10 às 20h, e as entradas são gratuitas.

Para além de diversão, estão previstos locais para tratar alguns documentos, até para pagamento de impostos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos