Ferroviário de Maputo venceu, ontem, o Costa do Sol (63-57) em jogo da 9ª jornada do Torneio Nutrição de Basquetebol em seniores femininos. Ao nível dos masculinos, Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, Maxaquene e A Politécnica qualificaram-se para as meias-finais.
Duelo de “gigantes” no pavilhão do Desportivo Maputo, confronto entre dois dos conjuntos que reúnem as melhores atletas da actualidade nos respectivos plantéis.
Reforçada a rivalidade, este ano, com a contratação por parte do Costa do Sol de algumas joias do Ferroviário de Maputo: Ingvild “Inga” Mucauro e Eleutéria “Formiga” Lhavanguane.
Na quadra do pavilhão do Desportivo, o Costa do Sol controlou o primeiro quarto, etapa em que venceu por 15-5.
No segundo quarto, as “canarinhas” voltaram a liderar a marcha do marcador, saindo a vencer por um parcial de 15-10. Com 15 pontos de vantagem ao intervalo (30-15), o Ferroviário de Maputo precisava de fazer os ajustes para ter mais clarividência ofensiva e defensiva.
O terceiro quarto, com melhor pontuação, trouxe um Ferroviário de Maputo com outra abordagem e, ao cabo esta etapa, as campeãs nacionais venceram por quatro pontos: 17-13.
O quarto foi controlado pelo conjunto de Nasir “Nelito” Salé que venceu por um parcial de 18-7. Com o jogo empatado (50-50), teve que se recorrer ao tempo extra para se encontrar o vencedor. Nesta etapa, o Ferroviário de Maputo voltou a ser mais forte vencendo por 13-7.
Ainda a contar para a 9ª jornada do Torneio Nutrição, a A Politécnica superiorizou-se ao Maxaquene, vencendo o jogo por 71-59.
FAVORITOS IMPÕEM-SE EM MASCULINOS
Ao nível dos seniores masculinos, já estão definidos os jogos das meias-finais do Torneio Nutrição. Com efeito, o Ferroviário de Maputo joga o acesso à final diante do Maxaquene, clube com mais títulos conquistados em Moçambique.
Já o Costa do Sol, vice-campeão nacional, bate-se com A Politécnica, campeão da cidade, num duelo entre dois conjuntos com investimentos completamente diferentes na aquisição de atletas. Os canarinhos, sabe-se, investiram bastante com a contratação de atletas internacionais.
Nos “quartos”, o Ferroviário de Maputo derrotou o Desportivo de Horácio Martins (69-50), enquanto o Costa do Sol “despachou” o Atlético (85-50).
Por sua vez, o histórico e renovado Maxaquene aplicou “chapa 100” ao Matolinhas, vencendo por 103-43. A Universidade Pedagógica, conjunto que há dois anos fez uma campanha interessante na Liga Moçambicana de Basquetebol, caiu aos pés da A Politécnica com quem perdeu por 77-62.