O País – A verdade como notícia

Ferroviário de Maputo vence taça de Moçambique Zap

O Ferroviário de Maputo conquistou a Taça de Moçambique ZAP, edição 2024, após derrotar na final a União Desportiva de Songo por duas bolas a uma. O jogo teve que ir ao prolongamento para se conhecer o sucessor da Black Bulls.

Uma vitória que começou a ser desenhada com avisos, primeiro por Huga, num livre directo a obrigar Ivan a voar, e depois Canhemba a testar a atenção do guarda-redes hideoeléctrico.

A terceira foi de vez… Bem servido por Nelson Manuel, Amâncio Canhemba fez de Neymar, isolou-se na cara de Ivan e atirou a contar, aos 26 minutos.

A reacção da União Desportiva de Songo foi pronta e letal, numa combinação entre Luís Miquissone, John Banda e Muzaza, com o jogador zambiano a não vacilar diante de Guirrugo.

Estava feito o empate ainda na primeira parte.

Nas segunda parte os hidroeléctricos pareciam transfigurados, mas apenas nas ideias, porque na prática, as suas intenções não terminavam em acções desejadas.

Os locomotivas de Maputo só em contra ataques criavam perigo na baliza de Ivan. O empate prevaleceu e levou as duas equipas ao prolongamento.

Continuaram os hidroeléctricos mais perigosos, a chegarem mais vezes a baliza de Guirrugo, mas a espaços o Ferroviário de Maputo acreditava que era possível fazer melhor.

Aos 113 minutos veio a machadada final, com Victor Malino a aproveitar um mau alívio para cabecear para o fundo das malhas. Os jogadores de Songo ainda reclamaram um fora-de-jogo na jogada, mas o árbitro confirmou o golo e a vitória do Ferroviário de Maputo.

A União Desportiva de Songo perde a segunda final consecutiva da Taça de Moçambique, enquanto o Ferroviário de Maputo conquista a sétima Taça na história e vai representar o país na Taça CAF, edição 2025/2026.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos