O País – A verdade como notícia

Ferroviário de Maputo já em Dakar para a Liga Africana de Basquetebol feminino

As “locomotivas” de Maputo estão em Dakar, em busca de resgatar o título conquistado no Cairo, em 2019, quando derrotaram, na final, o InterClube de Luanda por 91-90, que tinha vencido na final de Maputo, em 2018. Para esta Liga Africana de Basquetebol feminino de Dakar, as bicampeãs nacionais contam com os préstimos de duas jogadoras estrangeiras, nomeadamente a norte-americana Destiny Pitts e a maliana Kone Kamba.

A formação feminina do Ferroviário de Maputo partiu para Dakar, Senegal, onde vai disputar a fase final da Liga Africana de Basquetebol. Na qualidade de campeã nacional de basquetebol, a equipa vai a Dakar com perspectiva de fazer melhor que a última participação, em Maputo, em 2022, quando terminaram na terceira posição, numa prova ganha pelo Sporting Alexandria do Egipto.

Na última edição da Liga Africana de Basquetebol, realizada no ano passado, em Alexandria, e conquistada pelo Sporting do Egipto, o país não esteve representado por nenhuma equipa.

Para esta competição africana, o Ferroviário de Maputo vai na sua máxima força, contando com as atletas que já faziam parte do plantel, com destaque para Ingvild Mucauro e Anabela Cossa, as mais destacadas.

Para esta empreitada africana, o Ferroviário de Maputo conta ainda com os préstimos de dois reforços vindos do estrangeiro, nomeadamente a norte-americana Destiny Pitts e a maliana Kone Kamba.

Destiny Pitts nasceu em Detroit, Estados Unidos da América, a 9 de Julho de 1999, e foi formada pela Texas AM University, em Minnesota, tendo passagens por clubes do Egipto, México e Estados Unidos da América. Antes de se juntar ao Ferroviário de Maputo, representou a Jaguares UAM Managua da liga feminina de Nicaragua.

Já a maliana Kone Kamba tem 22 anos de idade (nasceu a 20 de Outubro de 2002) e joga profissionalmente há cinco anos. Já representou clubes malianos e estrangeiros, buscando, agora, mostrar-se para outros voos.

As “locomotivas” de Maputo, bicampeãs nacionais (2024 e 2025) e vencedoras da competição africana em 2018 e 2019, buscam o terceiro título. No entanto, a equipa não poderá contar com Odélia Mafanela, uma das jogadoras mais experientes, devido a uma lesão.

A fase final da Liga Africana de Basquetebol, que decorrerá de 6 a 15 de Dezembro, em Dakar, Senegal, vai contar com a participação de 12 equipas de diferentes zonas da FIBA-África, nomeadamente o Sporting Clube de Alexandria, do Egipto, actual campeão, Al Ahly Sporting Club do Egipto, ARP Women BBC e REG Women BBC, ambos do Ruanda, ASB Makomeno e CNSS, ambos da RD Congo, FAP Women dos Camarões, Ferroviário de Maputo, Friend’s Basketball Association da Costa do Marfim, Mountain of Fire and Miracles e Customs Basketball Club, ambos da Nigéria, e ASC Ville de Dakar do Senegal, a anfitriã da competição.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos