O País – A verdade como notícia

Ferroviário de Maputo inicia defesa do título com vitória

Arrancou, na tarde de ontem, o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos. Prova que junta cinco equipas, sendo quatro delas da capital do país e uma forasteira, o Ferroviário da Beira. As “locomotivas” de Maputo iniciaram a defesa do título, de campeã nacional, com uma vitória diante do seu homónimo da Beira. Com uma boa organização defensiva e ofensiva o Ferroviário da capital venceu por expressivos 78-48 pontos.

Com um jogo claramente superior ao das suas adversárias, as “locomotivas” de Gerson Novela, venceram de forma tranquila e convincente. Com o cinco base, que conquistou o campeonato da cidade de Maputo, o destaque foi para Odélia Mafanela durante o primeiro período. O Ferroviário de Maputo conseguiu desestabilizar as visitantes que até entraram bem e pressionantes no jogo. O fim do primeiro período mostrava o placar de 24-14, a favor das “locomotivas” da capital.

No segundo período, quando se esperava mais do Ferroviário da Beira, o homónimo de Maputo alavancou a sua superioridade, apostando, nesta fase do jogo, em lances triplos. Onélia Mutombene, Odélia Mafanela e Anabela Cossa destacavam-se nesta missão. Entretanto, as visitantes foram forçando com jogadas de penetração à zona interior, muitas vezes bem anuladas pelas bases do Ferroviário de Maputo. Foi-se ao intervalo com o resultado de 44-23.

Na retoma do jogo, o mais do mesmo. Pressão das visitantes rechaçada por uma boa organização defensiva da equipa da capital do país. E a seguir, o domínio do jogo, com transições ofensivas muito rápidas e aposta em lances a meia distância, com os “tiros” a saírem quase sempre certeiros. Gerson Novela, com o jogo controlado, teve ainda tempo de promover a rodagem das jogadoras que trazia no banco. O jogo chegou ao fim do terceiro período com o marcador a indicar 64-32.

O Ferroviário da Beira, bem que tentou mudar o curso do jogo, mas as suas rivais não facilitavam, ora em lances longos, ora saindo em velocidade, e Inguivilde era o destaque. Muito combativa, a atleta do Ferroviário de Maputo conseguia roubar muitas bolas nas suas adversárias e municionar o ataque da sua equipa.

Jogou-se o último período já com um resultado confortável, e Dulce Mabjaia, do Ferroviário de Maputo, aproveitou para se destacar. e do lado das “locomotivas” do Chiveve, Iolanda Francisco mostrava-se muito inconformada, mas as suas investidas não foram suficientes para inverter o resultado que terminou em 78-44

As campeãs iniciaram, assim, a defesa do título, com uma vantagem confortável e estão animadas para o embate desta tarde no pavilhão do Desportivo.

O outro jogo desta jornada inaugural entre o Maxaquene e o Costa do Sol, marcado para o pavilhão do Maxaquene, não se realizou devido à falta de corrente eléctrica no recinto. A jornada arranca dessa forma, incompleta. Esta sexta-feira realizam-se os jogos da segunda jornada, com o Maxaquene e Ferroviário de Maputo a medirem forças e a seguir o Costa do Sol defronta a Politécnica. O Ferroviário da Beira fica de fora nesta jornada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos