A Federação Moçambicana de Futebol e a Federação Alemã da Baviera de Futebol reataram as relações de cooperação e de apoio entre ambos, com intuito de trocarem experiência e de desenvolver o futebol moçambicano.
Ontem, houve o primeiro encontro entre as duas federações na sede da Federação Moçambicana de Futebol, depois de cerca de quatro anos sem contactos.
Alberto Simango Jr. e Rainer Koch, acompanhados pelas respectivas delegações, assumiram o compromisso de pretenderem reactivar as relações de cooperação, com mais incidência para as áreas de formação e infra-estruturas.
Na ocasião, falaram do estágio actual do futebol moçambicano e de como será possível fazer esse apoio da Alemanha para o futebol moçambicano. Ficou patente que na formação, por exemplo, haveria troca de experiência entre técnicos dos dois países, com vista a que o futebol moçambicano possa crescer ainda mais em todas as categorias. E uma dessas categorias que vai merecer a atenção da Alemanha para o crescimento a médio e longo prazo é o futebol feminino.
No aspecto infraestrutural há que fazer aproveitamento do que Alemanha vem construindo, nos últimos anos, principalmente no nosso país, com destaque para a infra-estrutura localizada no bairro do Albasine, em Maputo, onde a Federação Moçambicana de Futebol pretende colocar as selecções de formação do futebol feminino, para além de aproveitar o espaço para a formação dos técnicos nacionais.
Reinar Koch é actualmente presidente da Federação Alemã de Futebol da Baviera e vice-presidente da Federação Alemã de Futebol, para além de ser candidato a Presidente da Federação Alemã de Futebol, nas eleições agendadas para depois do campeonato mundial de futebol, Rússia-2018.