O País – A verdade como notícia

Febre aftosa assola província de Maputo

A província de Maputo está a ser assolada pelo surto da febre aftosa, uma doença causada por vírus que afecta animais como bovinos, caprinos, suínos e ovinos sem no entanto causar problemas à saúde humana, mas sim prejuízos económicos. O Distrito de Magude é o epicentro da doença que já tem quatro animais identificados.

Está restringida a movimentação de animais como bois na província de Maputo devido à eclosão da febre aftosa na semana passada tendo como epicentro o Distrito de Magude. E os outros sete Distritos da Província continuam livres da doença. Alcinda Gaspar chefe dos serviços províncias de vernaria na Província de Maputo explica a seguir os contornos e impactos da doença. “Normalmente os animais que estão doentes são mantidos em quarentena não há como abater estes animais, e a posterior todos animais devem serem abatidos e maturados para não circular do vírus de animal para animal. Mas não há nenhum risco de as pessoas comerem carne contaminada, mas e um risco para continuar a disseminar a doença e preciso deixar claro que o vírus da febre aftosa e altamente contagioso e uma doença fronteiriça dai que 48 horas depois somos obrigados a informar a Organização Mundial da Saúde Animal, OIE, na sua sigla em inglês para controlar o surto e informar os países membros para fazer-se monitoria nas fronteiras. Neste momento a nossa carne não pode exportar, os nossos animais não podem ser movimentados e isso afecta a nossa economia”. Disse a responsável do sector pecuária.

Os Serviços pecuários da Província de Maputo garantem igualmente que a situação está controlada. ” O que estamos a fazer neste momento é o que chamamos de vigilância activa, todos animais à volta que estão ligados a aquele curral com 78 animais e sofrearam apenas quatro. Neste momento a doença está no distrito de Magude na vila de Sede no tanque de sabão e não esta em nenhum outro Distrito”.

Os Serviços Pecuários da Província de Maputo prosseguem investigações para se apurar a origem do vírus, visto que pode hospedar em animais selvagens assim como domésticos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos