O País – A verdade como notícia

FC Porto e Sporting de Braga com testes diferentes rumo aos “oitavos” da Liga Europa

Com a recta final da Liga Europa a aproximar-se, as equipas lutam por pontos em busca de um lugar na fase a eliminar. O FC Porto, de visita ao Plzen, e o Sporting de Braga, em casa com o Nottingham Forest, tentam na quinta-feira reforçar os lugares de apuramento directo para os oitavos-de-final da Liga Europa de futebol.

As duas equipas portuguesas entram na sétima e penúltima jornada da fase de liga no top-8, os lugares de acesso imediato à fase seguinte, com o Sporting de Braga em sétimo e o FC Porto em oitavo, ambas com os mesmos 13 pontos.

O cenário para ambos é favorável, com os dragões a defrontarem nas duas últimas rondas o Plzen (fora) e o Rangers (casa), enquanto os arsenalistas terão pela frente o Nottingham Forest (casa) e o Go Ahead Eagles (fora).

Na deslocação à República Checa, a equipa de Francesco Farioli, com uma campanha na I Liga quase imaculada, é absoluta favorita, diante de um Plzen muito inconstante no seu campeonato (quarto) e que na competição europeia segue em 14.º (duas vitórias e quatro empates).

Já o Sporting de Braga, a recuperar da eliminação na Taça da Liga e na Taça de Portugal, tem tido bons resultados na segunda competição da UEFA, mas, na quinta-feira, terá teste duro na Pedreira com os ingleses do Forest.

O histórico emblema de Nottingham (11.º na fase de liga) está perto da zona de descida na competitiva liga inglesa, mas, no fim-de-semana, travou em casa (0-0) o líder Arsenal e, na Liga Europa, foi a única equipa a derrotar o FC Porto (2-0).

Após três vitórias consecutivas no início da campanha, o Braga passou por um período algo conturbado, devido à derrota caseira ante o Genk, a única nos últimos 13 jogos europeus (V10 E2), e o empate na visita ao Rangers, antes de regressar aos triunfos frente ao Nice, na ronda anterior.

A segunda competição da UEFA é liderada pelo Lyon (15 pontos), de Paulo Fonseca, mas também de Afonso Moreira e Mathys de Carvalho, que nesta jornada visita o Young Boys, com o emblema suíço a querer manter-se no pelotão de 24, rumo aos play-off.

O Lyon reparte nesta Liga Europa a liderança com os dinamarqueses do Midtjylland, que visitam os noruegueses do Brann (22.º), e os ingleses do Aston Villa, que se deslocam à Turquia para defrontar o Fenerbahçe (12.º).

A competição chega a esta sétima ronda sem que cinco equipas tenham qualquer vitória, nomeadamente Utrecht, Rangers, Malmö, Maccabi Telavive e Nice, com os franceses a serem os únicos apenas com derrotas.

 

Feyenoord – Sturm Graz

O duelo em Roterdão será uma luta pela sobrevivência para Feyenoord (30º classificado) e Sturm Graz (29º). O histórico dá mais alento aos neerlandeses, que na última recepção aos austríacos venceram por 6-0, além do facto dos visitantes terem perdido os últimos oito jogos fora nas competições europeias.

 

Fenerbahçe – Aston Villa

Apesar do arranque a perder, o Fenerbahçe, ajudado por quatro golos de Kerem Aktürkoğlu em três jogos, averbou 11 pontos e está em boa posição na luta pelo apuramento. A seguir defronta o Aston Villa, que já garantiu o apuramento e que se moraliza ainda mais pelo facto de ter prevalecido na última vez que encontrou os turcos.

 

Roma – Stuttgart

A capital italiana vai presenciar o primeiro duelo entre ambas as equipas, que estão em igualdade pontual e perto do apuramento directo. Apesar de só terem vencido fora em três dos últimos dez jogos europeus (E1 D6), os alemães moralizam-se pelo facto de os italianos já terem perdido em casa duas vezes esta época.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos