O País – A verdade como notícia

Favoritos jogam fora no play-off dos oitavos-de-final da “champions”

Newcastle da Inglaterra, Atlético Madrid da Espanha, Inter de Milão da Itália e Bayern Leverkusen da Alemanha disputam o jogo da primeira mão de acesso aos oitavos-de-final da liga milionária fora de portas. Será uma noite para ganhar vantagem na eliminatória, que deverá ser confirmada na próxima semana.

No prosseguimento da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões europeus, os principais candidatos a passarem para a fase seguinte jogam fora de portas.

 

Qarabağ vs Newcastle

Este será um duelo de novidades, já que ambas as equipas se estreiam na fase a eliminar. O Qarabağ é também o primeiro clube azeri a participar nesta fase e o Newcastle nunca defrontou uma formação do Azerbaijão.

O Qarabağ não venceu os nove jogos anteriores frente a adversários ingleses, tendo empatado um jogo e perdido oito.

O Newcastle venceu apenas dois dos últimos 15 jogos europeus fora. Na fase de liga, a equipa terminou com um registo de uma vitória, dois empates e uma derrota.

 

Club Brugge vs Atlético

As equipas defrontaram-se oito vezes e o saldo é equilibrado com três vitórias para cada uma. Os duelos mais recentes aconteceram nesta competição, na fase de grupos de 2022/23, quando o Club Brugge venceu por 2-0 em casa e empatou a zero em Madrid.

A equipa belga levou a melhor nos duelos a eliminar ante o Atlético. Apurou-se com um resultado total de 4-3 nos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus de 1977/78 e repetiu o feito na mesma fase, mas da Taça das Taças, em 1991/92.

O Club Brugge não perdeu em quatro jogos caseiros frente ao Atlético, onde somou três vitórias e um empate, que por seu lado foi afastada em quatro das últimas seis eliminatórias da Champions League.

 

Bodø/Glimt vs Inter de Milão

Frente-a-frente vão estar duas equipas em extremos opostos no que toca a experiência, já que o Inter foi finalista da prova em duas das últimas três edições e o Bodø/Glimt cumpre a primeira campanha no torneio. Ainda assim, já se defrontaram, na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1978/79, com um resultado total de 7-1 a apurar o Inter.

O Bodø/Glimt eliminou a Lazio na Europa League da época passada, mas foi o seu único sucesso em cinco eliminatórias ante italianos. Contam com Kasper Høgh para mudar essa tendência, pois o avançado apontou três golos nos últimos dois jogos da Champions League e frente a adversários de peso (Manchester City e Atlético).

O Inter venceu os quatro jogos disputados frente a adversários noruegueses e prevaleceu em seis das últimas sete eliminatórias disputadas nesta prova.

 

Olympiacos vs Leverkusen

As equipas defrontaram-se na Jornada 7 desta edição, com o Olympiacos a vencer por 2-0. Antes, em 2002/03, também se tinham encontrado na Champions League, com cada uma a vencer em casa na primeira fase de grupos.

O recente triunfo encerrou uma série de 13 jogos sem vencer da formação grega contra equipas alemãs, que tinha alcançado um empate e 12 derrotas.

O Leverkusen está a um golo dos 200 nesta competição, e o próximo poderá ser marcado pelo defesa goleador Alejandro Grimaldo, que facturou em três das últimas quatro partidas na Champions League. Um golo faria com que o Leverkusen atingisse a marca dos 200 golos nesta competição.

À excepção do embate entre Qarabağ e Newcastle que inicia quando forem 20h00 de Moçambique, os restantes jogos arrancam quando forem 22h00 de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos