A fase aguda da pandemia da COVID-19 pode chegar ao fim em meados deste ano, caso 70 por cento da população mundial se vacine contra a doença, considera o director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Apesar de alguns países estarem ainda a braços com índices elevados de infecções por COVID-19, crescem certezas de que o mundo está cada vez mais perto de acabar com a pandemia.
Tedros Adhanom disse que a fase aguda da pandemia da COVID-19 pode chegar ao fim em meados deste ano, mas isso só vai acontecer se 70 por cento da população mundial se vacinar contra a doença.
“Se conseguirmos, esta fase aguda pode mesmo terminar, e é isso que esperamos. Está nas nossas mãos. Não é uma questão de sorte. É uma questão de escolha”, disse Tedros Adhanom.
O director-geral da OMS falava à margem da visita aos laboratórios da empresa de biotecnologia Afrigen, responsável pela primeira vacina mRNA em África.
Aliás, Tedros Adhanom afirmou que espera que a vacina da Afrigen seja mais adequada aos contextos em que será usada, traduzindo-se em preços mais reduzidos e em menos problemas de armazenamento.
A vacina, que é apoiada pela Organização Mundial da Saúde e pela iniciativa de Acesso Global às Vacinas da COVID-19, COVAX, estará pronta para testes em Novembro, esperando-se que seja aprovada em 2024.