O País – A verdade como notícia

Falta de contentores condiciona recolha de lixo nos bairros

Foto: O País

 

A Associação das Microempresas de Recolha de Lixo diz que a deficiente recolha de resíduos sólidos no interior dos bairros da Cidade de Maputo se deve à falta de locais para depositar o lixo e atira a culpa às empresas gestoras dos contentores de lixo.

Contentores cheios e com o lixo a transbordar é o cenário que caracteriza várias ruas nos bairros da Cidade de Maputo.

Em algumas, as próprias ruas transformaram-se aos poucos em lixeiras informais e, actualmente, constituem um problema crescente nos bairros, à medida que aumenta a preocupação dos munícipes com a saúde pública.

A Associação das Microempresas de Recolha de Lixo disse que tem conhecimento do problema e explicou que a resposta não está ao seu alcance.

“Este problema surge pela fraca remoção do lixo nos contentores, porque as microempresas dependem também de uma outra empresa que é da recolha secundária. O nosso trabalho é tirar lixo nas casas no interior dos bairros e de seguida depositar nos contentores”, disse Oliveira Pereira, presidente da Associação Moçambicana das Microempresas de Prestação de Serviços.

Há dias, o “O País” noticiou que os moradores estão indignados com a ineficiência  das microempresas de recolha de lixo.

O presidente da referida agremiação reagiu esta quinta-feira e explicou que o problema se deve à falta de locais para depositar o lixo.

“Há muito lixo à volta dos contentores e que estão também cheios. Nós temos a nossa tarefa que é tirar [o lixo] dos bairros até aos depósitos, mas, se não há condições, não temos como fazer o trabalho. Quando falamos com os gestores da empresa secundária de recolha de lixo, alegaram que o período chuvoso é que dificulta o processo, porque os camiões têm tido dificuldades de se fazer às lixeiras. Desta forma, nós não temos forças também para prosseguir.”

As 46 microempresas contratadas pelo Município de Maputo operam em 46 bairros, para garantir o saneamento. Sobre o problema, a edilidade não comentou.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos