O País – A verdade como notícia

banner_02

Exportações moçambicanas caíram 9% em 2019

As exportações moçambicanas caíram nove por cento no ano passado, ao situarem-se nos 4.7 mil milhões de dólares. Em contrapartida, as importações aumentaram no período.

O saldo da balança comercial deteriorou em cerca de dois mil milhão de dólares em 2019, devido ao aumento das importações face às exportações, indica o Banco de Moçambique.

Segundo avança o Banco Central, as vendas moçambicanas no exterior, com destaque para os grandes projectos, recuaram para cerca de 4.7 mil milhões de dólares no ano passado, menos 9% que em 2018. Já as compras aumentaram 10%, ao atingir 6.7 mil milhões de dólares.

Do lado das importações, realça-se o aumento da aquisição de maquinarias, material de construção e automóveis. Por seu turno, a redução das exportações resultou do efeito combinado da queda dos preços internacionais das mercadorias e do impacto negativo dos ciclones Idai e Kenneth sobre a produção e escoamento de alguns produtos de exportação, tais como carvão mineral, rubis e areias pesadas.

No caso do alumínio, os níveis de produção e consequente exportação foram condicionados pelas restrições no fornecimento de energia elétrica.

Apesar da deterioração da balança comercial, o Banco de Moçambique indica que o saldo das reservas internacionais brutas aumentou para cerca de 3.9 mil milhões de dólares, valor suficiente para cobrir mais de seis meses de importações de bens e serviços, excluindo as dos dos grandes projectos.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos