Um barco de madeira explodiu e afundou, matando 20 pessoas na Nigéria. Ainda não se sabe o que causou a tragédia mas incidentes desta natureza tem estado a aumentar nos últimos tempos naquele país.
O incidente aconteceu esta quinta-feira quando o motor de uma embarcação de madeira explodiu, tirando a vida a 20 pessoas. De seguida, o barco naufragou no rio Ezetu 1, sul da Nigeria.
Segundo a polícia local, não está claro o que pode ter causado a explosão do motor do barco que transportava comerciantes de Ekeni, uma pequena comunidade no estado de Bayelsa para Yenagoa, capital do estado.
Os prestadores de serviços de emergência não puderam responder rapidamente ao acidente por não existir rede telefónica na área.
Desastres com barcos têm estado a aumentar em comunidades remotas em toda a Nigéria, onde os habitantes locais, desesperados para levar os seus produtos agrícolas para o mercado, acabam superlotados em barcos fabricados localmente, na ausência de estradas boas e acessíveis.
Não há registo do número total de mortes nestes acidentes, embora tenham ocorrido pelo menos cinco envolvendo cerca de 100 passageiros cada no segundo semestre do ano passado.