O País – A verdade como notícia

Exército do sudão aceita trégua de três dias para celebrações do fim do Ramadão

Foto: Observador

Há quase uma semana intensa de combates na capital do Sudão, Cartum, o Exército sudanês anunciou esta sexta-feira que aceita a trégua de três dias oferecida pelo grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) por ocasião do fim do Ramadão.

O exército do Sudão e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) chegaram a um acordo para uma trégua de três dias, que teve início esta sexta-feira, para permitir que a população do Sudão consiga festejar o feriado islâmico Eid Al-Fitr, que põe fim ao período de jejum do Ramadão.

“As forças armadas esperam que os rebeldes cumpram com todos os requisitos desta trégua e que parem quaisquer movimentações militares que possam obstruir isso”, disse o exército em comunicado, citado pelo Observador.

Os confrontos começaram no dia 15 de Abril do ano e curso devido a divergências sobre a reforma do exército e a integração das Forças de Apoio Rápido no exército, parte do processo político para a democracia no Sudão após o golpe de Estado de 2021.

O golpe de Estado foi realizado conjuntamente pelo chefe do exército sudanês, Abdel Fattah al-Burhan, e pelo líder do grupo paramilitar, Mohamed Hamdan Dagalo, conhecido como “Hemedti”, que agora protagonizam os confrontos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou na quinta-feira a uma trégua imediata de pelo menos três dias no país africano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos