O País – A verdade como notícia

banner_02

Exaltada integridade e verticalidade de Rui Baltazar

Foto: RTP

Diversas entidades nacionais renderam a última homenagem a Rui Baltazar numa ocasião em que foi exaltada a integridade e verticalidade do homem que criou as bases do sistema de justiça no país.

Graça Machel – Ex-primeira-dama
“Para mim, Baltazar é um irmão, para os meus filhos, é um tio. Então, nós não estamos aqui por protocolo. É uma parte de nós que partiu e, sobretudo, porque, depois da partida de Samora, são poucos os que ficaram do nosso lado.”

 

Armando Guebuza – Antigo Presidente da República
“Rui Baltazar era um grande homem. Pugnou pela justiça em Moçambique Rui Baltazar é um exemplo a ser seguido, não só pela juventude, mas também por todos moçambicanos.”

 

Daniel Chapo – Ex-estudante de Rui Baltazar
“É importante preservarmos estes valores de integridade, responsabilidade, competência e meritocracia, e, sobretudo, todos nós percebermos que é preciso e é possível servir o povo e servir o Estado moçambicano.”

 

Brazão Mazula – Ex-colega de Rui Baltazar na UEM
“Rui Baltazar é exemplo de ética e da justiça que é necessário seguir. Os que ficam como juízes, advogados ou magistrados do ministério público têm este legado da honestidade e verticalidade do homem que foi Rui Baltazar.”

 

Luís Bernardo Honwana – Ex-governante
“Ele serviu e não se serviu. É um exemplo de verticalidade. Rui Baltazar é uma referência enorme que nós temos a sorte de ter aqui em Moçambique.”

 

Manuel De Araújo – Edil de Quelimane
“Desde cedo, ele lutou e mostrou que os regimes passavam e o que ficava era Moçambique. Sempre foi respeitado, porque pautou pela isenção.”

 

Joaquim Chissano, antigo Presidente da República

“Em pouco tempo, tornou-se conhecido pelo rigor ético, seriedade profissional e competência forense, bem como pela sua postura política comprometida, a oposição ao regime colonial português e regime fascista. Na sua intervenção política, foi-se revelando um patriota, um inconformado adversário da ocupação a que o nosso país se encontrava submetido.”

 

Adriano Maleiane, primeiro-ministro

“A posição do Governo foi expressa. O Conselho de Ministros tomou a decisão de aplicar o que está previsto na lei – ter uma cerimónia, um funeral oficial –, precisamente por todas estas qualidades que ouvimos na intervenção. Realmente, é uma perda irreparável para toda a classe por onde ele passou. Eu penso que perdemos um filho do país.”

 

Manuel Guilherme Jr., reitor da UEM

“Um exemplo de dedicação, verticalidade, isenção e rigor. Estamos tristes por este acontecimento, mas, simultaneamente, temos a convicção de que este é o momento de celebrarmos a vida longa e grande obra do professor Rui Baltazar.

 

Mensagem da família

“Em nome de toda a nossa família, dos amigos mais próximos e, sobretudo, da nossa mãe, que, por razões de saúde, não pôde estar aqui connosco, queremos agradecer a vossa presença neste momento em que acompanhámos o pai à sua última morada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos