O País – A verdade como notícia

Ex-presidente do Peru condenado a 20 anos de prisão

O antigo presidente do Peru, Alejandro Toledo, foi condenado a 20 anos e seis meses de prisão, depois de se confirmar o seu envolvimento no caso de corrupção Odebrecht. Segundo a justiça, Toledo recebeu 35 milhões de dólares em corrupção.

Alejandro Toledo governou Peru entre 2001 e 2006. Segundo a justiça Peruana terá recebido mais de 35 milhões de dólares em subornos, para permitir que a empresa Brasileira, Odebrecht, ganhasse a licença para a construção de parte de uma estrada, que liga o país e uma área amazônica do Brasil.

Toledo vai cumprir 20 anos e seis meses de prisão, após a detenção em Abril de 2023, nos Estados Unidos da América, e foi extraditado ao país onde se seguiram as investigações.

A sentença foi anunciada, esta segunda-feira, em uma sala montada, numa pequena prisão em Lima, construída para abrigar ex-presidentes do país andino, ou seja, que é atravessado pela Cordilheira dos Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo.

Os escândalos de corrupção da Odebrecht, conhecidos como Lava Jato, que implicaram vários governos latino-americanos, envolveram quase todos os ex-presidentes peruanos.

Pedro Pablo Kuczynski e Ollanta Humala estão actualmente a ser julgados.

O ex-presidente Alan García cometeu suicídio em 2019, antes de ser preso no contexto de alegações de suborno pela empresa.

Toledo pediu ao tribunal, na semana passada, para que, no caso de uma condenação, pudesse cumpri-la em casa, de modo a se recuperar de um cancro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos